Palestra ministrada pelo defensor Emanuel Queiroz

 

 

As 16 pessoas recém-empossadas no cargo de servidor da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) participaram do curso de ambientação – uma etapa fundamental para que possam assumir plenamente suas funções na instituição. A capacitação é composta por quatro encontros. Os três primeiros aconteceram nos dias 4, 5 e 6 de março; a última, será no próximo dia 20.

 

Nas palestras

No primeiro dia, as novas servidoras e servidores receberam um panorama da instituição e aprenderam sobre o papel e atuação de órgãos importantes. A primeira aula contou com a participação do ouvidor Guilherme Pimentel, que falou sobre a Ouvidoria Externa; da defensora Gabriela Cherém, que apresentou a Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC); e da defensora Cintia Guedes, que mostrou a Coordenação Cível.

 

Também participaram do encontro, o defensor Emanuel Queiroz, que apresentou a Coordenação Criminal; a defensora Flavia Nascimento, que falou sobre a Coordenação de Defesa dos Direitos da Mulher; e os defensores Nilton Manoel e Franklyn Roger, que explicaram o funcionamento da Corregedoria-Geral.

 

No segundo dia do curso, aconteceu o treinamento do Sistema Verde, principal ferramenta de trabalho da DPRJ, que reúne as rotinas processuais e administrativas dos processos das pessoas assistidas pela instituição. Também houve o treinamento do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), plataforma voltada para os processos dos setores responsáveis pela atividade meio da Defensoria Pública, e do Sistema de Frequência Eletrônica.

 

No terceiro encontro, foram ministradas palestras sobre o funcionamento de diversos setores e órgãos, como informática e sistemas, comunicação e gestão de pessoas. Também houve a apresentação do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) da DPRJ, da Associação dos Servidores da Defensoria Pública (ASDPERJ) e da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (Fesudperj).

 

Os 16 novos servidores e servidoras começaram a trabalhar na última segunda-feira (9). Seis deles foram locados nos órgãos da DPRJ localizados no município do Rio. Um deles foi designado para Região 1. Outros cinco foram para a Região 2, e dois para a Região 5. Já a Região 6 e 8 receberam o reforço de um servidor, cada.

 

Em razão da possível expansão do coronavírus, a aula do dia 20 está suspensa da programação.



VOLTAR