Em razão da pandemia de covid-19, o distanciamento social se impôs ao redor do mundo como um meio importante para combater a disseminação da doença. Por esse motivo, iniciativas como da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ), que fixou o teletrabalho nesse momento de isolamento, têm ganhado reconhecimento. 

A Rede de Prestadores de Assistência Jurídica da Tanzânia, país localizado na África Oriental, citou e elogiou o regime de atendimento remoto criado pela Defensoria Pública durante a quarentena no manual Tanzania Civil Society Director´s Forum em abril de 2020.

A medida adotada pelo Brasil, inclusive, serviu de inspiração para a implementação do sistema de atendimento virtual da Legal Aid Tanzania.

Desde o dia 23 de março, os atendimentos presenciais da Defensoria estão suspensos como forma de garantir a segurança dos servidores e usuários. O atendimento tem sido realizado por 110 polos remotos, em funcionamento em todo o estado, por meio do WhatsApp, e-mail ou telefone. Em um mês, a DPRJ já atendeu mais de 26 mil casos urgentes de forma remota.



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