Cerimônia de posse aconteceu na segunda-feira, 27 de julho, na sede da Instituição

 

Dez novos(as) servidores(as) tomaram posse na Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) nesta segunda e terça-feira (27 e 28) em uma cerimônia atípica na sede da Instituição. Seguindo as medidas de proteção contra o novo coronavírus, a solenidade aconteceu de forma reduzida, com o uso obrigatório de máscaras e respeitando o distanciamento social entre os novos servidores, defensores e familiares presentes. 

Esse foi o terceiro ato de convocação dos(as) aprovados(as) no III Concurso Público Para o Quadro de Apoio da instituição que teve mais de 40 mil inscritos. A cerimônia de posse foi dividida em dois dias para assegurar a proteção de todos e todas. 

Durante a mesa de abertura, na cerimônia de segunda-feira, o Defensor Público-Geral, Rodrigo Pacheco, chamou a atenção para o momento que estamos vivendo.

— Neste momento estamos vivendo um desafio muito grande como instituição e a defensoria tem se tornado cada vez mais essencial e indispensável para a população durante a crise que estamos vivendo. É com muita satisfação que recebemos vocês para reforçar esse time que garante acesso à justiça para a pessoas do Estado do Rio de Janeiro — ressaltou Pacheco. 

O secretário de Gestão Pessoal, Leandro Moretti, também esteve presente na cerimônia e deu as boas-vindas aos(às) servidores(as) na mesa do evento.

— Após passarem por um concurso muito difícil, vocês chegaram até aqui e esse é um grande motivo para comemorar. Hoje vocês tomam posse em um cargo público que presta serviços aos mais vulneráveis da nossa sociedade. Mais do que nunca a chegada de vocês irá reforçar um trabalho fundamental para que as mudanças sociais aconteçam. Sejam muito bem vindos!  — disse Moretti.

Com a assinatura do termo de posse na cerimônia desta terça-feira (3), a instituição dá início remotamente ao Curso de Ambientação e Capacitação de Novos Servidores e Servidoras já nesta quarta-feira (29). Com o apoio do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) e da Fundação Escola Superior da Defensoria (Fesudeperj), serão ministradas de forma online palestras e rodas de conversa sobre o papel e a atuação de órgãos como a Ouvidoria, a Corregedoria, o Centro de Relacionamento com o Cidadão (CRC) e as coordenações Cível; de Defesa dos Direitos da Mulher; de Saúde e Tutela Coletiva; e da Infância e Juventude.

Também estiveram presentes na cerimônia o 1º subdefensor-geral do Estado, Marcelo Leão; o Subcorregedor Geral, Franklyn Roger; e o ouvidor-geral Guilherme Pimentel.

 

Texto e foto: Jéssica Leal
 



VOLTAR