A Casa Nem recebeu na última sexta-feira (11) as chaves do imóvel onde passou a funcionar. O espaço, no Flamengo, foi conquistado por meio de atuação conjunta de vários envolvidos, na qual a Defensoria foi peça fundamental. O local abriga mais de 60 moradores LGBTI+ em situação de vulnerabilidade, que estavam em uma ocupação em Copacabana e foram desalojados em razão de ordem de reintegração de posse cumprida no fim de agosto. 
 
O imbróglio entre os donos do antigo prédio e os moradores da Casa Nem começou no ano passado, a partir de uma ação de reintegração de posse feita pelos proprietários do imóvel, que se encontrava abandonado há anos. No dia 24 de agosto, a liminar foi efetivamente cumprida e houve a retomada do espaço.
 
Com a expulsão dos ocupantes do imóvel, os moradores foram realocados pelo governo do estado provisoriamente em uma escola estadual, onde ficaram até a obtenção do novo espaço. A atuação da Defensoria Pública por parte do Núcleo de Defesa da Diversidade Sexual e dos Direitos Homoafetivos (Nudiversis) e do Núcleo de Terras e Habitação (Nuth), junto a órgãos estaduais e municipais, possibilitou a mudança dos moradores para um imóvel localizado no Flamengo e cedido pela Secretaria de Estado de Cidades.
 
- Durante toda essa tratativa, o Nudiversis participou fazendo articulações e contato com os órgãos, secretarias e autoridades, fazendo visitas a imóveis, cobrando uma solução para a questão da estabilidade habitacional dos moradores da Casa Nem. Estamos acompanhando a situação dessas pessoas desde que foi proposta a ação de despejo do imóvel da Lapa. A cessão desse imóvel pelo estado é o coroamento de uma grande luta, da institucionalização e reconhecimento público da função social que a Casa Nem tem como casa de acolhida e de promoção de dignidade humana para a população LGBTI+ no Estado do Rio de Janeiro - afirmou a coordenadora do Nudiversis, Letícia Furtado.
 
O evento de entrega de chaves dos moradores LGBTI+  contou com a presença de pessoas da sociedade civil, representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, da Secretaria de Estado de Cidades e do Nudiversis.



VOLTAR