Grafite na Maré: moradores da região vão participar de evento da Defensoria

 

O Defensoria em Ação, projeto da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) que leva serviços de orientação jurídica e acompanhamento processual às pessoas, terá sua primeira edição desde o início da pandemia, na Maré. O evento ocorrerá de forma online neste sábado, 19, e contará com a participação de defensoras para dar assistência à população.
 
Está será a primeira edição após o retorno gradual das atividades que foram suspensas em decorrência do novo coronavírus. Os "encontros" serão comandados pelas defensoras Maria Júlia Miranda, Simone Haddad e Adriana Micheloti com o auxílio dos servidores Fernando Barros, Felippe Mendes e Thainara Ramiro.
 
- A presença da Defensoria na Maré, importante instrumento garantidor de direitos, neste momento de pandemia, de modo remoto, mas em outros momentos presenciais, é de extrema importância para aproximar os moradores dos órgãos públicos, ainda tão difíceis de acessar. Esse serviço é imprescindível aos milhares de moradores da Maré, que por diversos motivos deixam de acessar seus direitos, sobretudo no momento de pandemia, pelo qual estamos passando - pontuou a representante do Redes da Maré, Patrícia Ramalho.
 
Dessa forma, a Redes da Maré, por meio dos atendimentos sociojurídicos realizados pelo projeto Maré de Direitos, ajuda a encurtar o caminho ao acesso à justiça, além de apoiar os moradores na resolução de suas demandas individuais e coletivas, produzindo subsídios para a atuação da Defensoria.

- É de extrema importância para a Defensoria Pública chegar nos locais com altos índices de vulnerabilidade e de difícil acesso. A ação social que será realizada no próximo sábado é um belo meio para alcançar esse fim. Cabe destacar também a longa e exitosa parceria com a Redes da Maré, que desempenha um papel importantíssimo na organização da atividade, sobretudo ao fazer o canal de contato com as pessoas mais necessitadas  - disse a defensora Carolina Anastácio, coordenadora-geral de Programas Institucionais da DPRJ.
 
Aproximadamente 40 pessoas receberão atendimento nas áreas cíveis e criminal de forma totalmente remota. As demandas foram apontadas pela equipe do Redes da Maré  e os atendimentos serão escalonados em três salas virtuais, tendo a duração de 20 minutos cada.
 
- Essa ação, que ocorre desde o ano passado, é fruto de uma parceria de alguns anos entre entre a Redes da Maré e a Defensoria Pública. É uma maneira direta de garantir o acesso à justiça aos moradores da Maré - afirmou Patrícia.



VOLTAR