A Defensoria Pública iniciou, no último dia 2, uma série de eventos virtuais sobre a política de drogas no Brasil. O primeiro webinar dos quatro que acontecerão todas as sextas-feiras do mês de outubro teve como tema “Estatísticas acumuladas: realidade em dados". O evento foi transmitido pelo canal da DPRJ no Youtube.

—  Acho que a grande provocação aqui é a gente trazer dados para escancarar esse tema e mostrar que a nossa política de drogas, na verdade, é uma falácia. O que a gente precisa entender é que desde que essa política foi implementada a gente tem algo que não está funcionando. Porque não tem nenhum indicador que demonstre que a política de drogas adotada foi bem sucedida — afirmou.

 A diretora de Pesquisa da DPRJ  Carolina Haber, ressaltando a importância dos dados para a discussão da política de drogas.  

O webinar  “O real da política de drogas” teve a mediação do defensor público-geral Rodrigo Pacheco e contou também com a participação da defensora pública e coordenadora do Núcleo de Audiências de Custódia da DPRJ, Caroline Tassara, além da pesquisadora na área de política de drogas do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC) e doutoranda em Ciências Sociais, Rachel Machado.  

— Fica muito claro o quanto a questão da política de guerra às drogas é absolutamente determinante no encarceramento. Sabemos que essa questão é determinante também no controle social e no encarceramento em massa. Esse fenômeno precisa ser enxergado — destacou a defensora pública e coordenadora do Núcleo de Audiências de Custódia da DPRJ, Caroline Tassara.  

A pesquisadora na área de política de drogas do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC) e doutoranda em Ciências Sociais, Rachel Machado destacou os problemas na Segurança pública. 

— Fica notório que a preocupação da política de Segurança pública não é com a garantia da vida. Nós não temos grandes investimentos em investigação, inteligência policial e política de prevenção. Pelo contrário, temos uma política repressiva, punitiva e que criou um imaginário social, com um inimigo a ser exterminado, que é o traficante de drogas — ilustrou.  

Os próximos eventos acontecerão nos dias 9, 16 e 23 de outubro, sempre das 15h30 às 18h e terá transmissão ao vivo pelo canal da DPRJ no YouTube.



VOLTAR