A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) e o Instituto Tecnologia e Sociedade (ITS) promovem o curso Direitos Humanos e Tecnologia: desafios e perspectivas para a cidadania. Totalmente on-line e gratuito, a capacitação irá discutir com servidores(as), defensores(as) e a população em geral sobre os possíveis usos da tecnologia na garantia de direitos e para promoção da cidadania. São cerca de mil vagas no total. 

A iniciativa faz parte de um projeto em conjunto, que conta com uma série de ações. A DPRJ está na liderança da inovação no setor público, promovendo iniciativas para a ampliação e melhoria de seus serviços. E para a ajudar nesta empreitada, fechou uma parceria com o ITS que prestará consultoria em tecnologia.

- A tecnologia é uma importante aliada na difusão das informações. E a Defensoria aposta muito nisso. Por meio do avanço digital, as pessoas têm mais acesso aos próprios direitos. Para ter pleno conhecimento deles e colocá-los em prática - diz Carolina Anastácio, coordenadora Geral de Programas Institucionais.

Para Celina Bottino, diretora do ITS, a Defensoria Pública é uma instituição que desempenha um papel fundamental para a sociedade.

- Essa parceria destaca ainda mais o comprometimento da Defensoria do Estado do Rio de Janeiro com a democracia, o acesso à justiça e uma sociedade mais igualitária. Esse curso complementa a parceria ITS e DPRJ para o desenvolvimento do app Defensoria RJ, que busca ampliar o acesso dos assistidos aos serviços da Defensoria e do público em geral à informação sobre seus direitos. Gratuito e aberto a todos e todas, nele se juntam as expertises do ITS e da Defensoria visando traduzir os impactos da tecnologia na sociedade, em especial nos Direitos Humanos e para o exercício da cidadania - afirma Celina.

Um dos resultados da parceria que será apresentado no curso é o aplicativo “Defensoria RJ”, uma extensão do Sistema Verde, utilizado pela instituição para gerenciar os casos atendidos. Por meio do app, é possível que qualquer pessoa obtenha orientações jurídicas e agende atendimentos, além de poder consultar o andamento de seus processos de forma totalmente online.

Em cinco aulas on-line em tempo real, professores (as) do ITS e defensores (as) públicos (as) indicarão como cidadãos(ãs) podem se empoderar através da inovação. O curso se inicia dia 30 de novembro e tem vagas limitadas. Mais informações e inscrições no link.



VOLTAR