A Defensoria Pública do Rio de Janeiro apresentará nos próximos dias 14 e 15 de dezembro o Seminário Internacional do Sistema Prisional. Serão diversas mesas de conversa totalmente remotas que debaterão assuntos como ressocialização, criminologia, cárcere e desafios para a polícia penal. O evento, com participantes brasileiros, americanos e chilenos, terá transmissão ao vivo e certificado para quem estiver inscrito. Posteriormente, ficará disponível no canal da Defensoria no YouTube. 
 
A realização do seminário é uma parceria entre o Núcleo do Sistema Penitenciário (Nuspen) e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Ao todo serão mais de 30 convidados expondo suas ideias e vivências em dois dias de evento que durarão toda a tarde. Na segunda-feira (14) haverá a mesa e a conferência de abertura, além da apresentação do seminário e o debate sobre as temáticas da polícia penal, ressocialização do sistema prisional brasileiro e criminologia e cárcere.
 
Já na terça-feira (15) o evento contará com a apresentação dos simpósios “Memória do inspetor social da polícia penal” e “Prisões no cenário contemporâneo”. Haverá também o lançamento de livros e debates sobre ressocialização, criminologia na execução penal e desafios da polícia penal.
 
No ano passado a parceria entre Nuspen e Seap foi responsável pela realização do primeiro Seminário do Sistema Prisional do Rio de Janeiro e este ano retornaram para realização do evento pela primeira vez de forma internacional. Foram convidados diversos professores, pesquisadores e policiais penais renomados do Brasil e de países como Estados Unidos e Chile.  
 
O evento deste ano ainda contará com a participação do do Defensor Público-Geral, Rodrigo Pacheco; do Secretário da Seap,  Marcos Aurélio Santos; e  do  Subsecretário  de Tratamento Penitenciário da Seap, José Perrot. 
 
- A importância desse evento está em discutirmos questões ligadas principalmente a ressocialização, estudo da criminologia na execução penal e com isso transmitir e adquirir o conhecimento  por parte dos convidados com relação a essas matérias - pontuou o defensor e Coordenador do Núcleo do Sistema Penitenciário, Daniel Diamantaras.

As inscrições para assistir e receber o certificado podem ser feitas aqui até o dia 13/12



VOLTAR