O projeto “Defensoria cumprindo seu papel na Educação” foi realizado na tarde desta quinta-feira (12), em Mendes. O evento faz parte da série que acontece esse mês no Interior do Estado. Petrópolis e Pinheiral já sediaram o evento e o próximo será em Duas Barras, na terça-feira (17).

O prefeito da cidade, Reinaldo Macedo, abriu o evento e, em seguida, a coordenadora-geral do projeto, defensora pública Sabrina Azevedo Castro de Carvalho, falou sobre a importância da educação em direitos para educadores, pais e diretores de escola.

A defensora pública titular da 5ª Vara Cível de Jacarepaguá, Patrícia Saavedra, que também é psicóloga, abordou o tema “Saúde Mental e Emocional nas Escolas”. Ela pontuou o agravamento da situação no contexto geral nas relações, principalmente, entre professores e alunos.

- O professor tem um olhar privilegiado e, se os pais estiverem dispostos, as crianças podem ter um desenvolvimento excelente. E é bom lembrar que para um bom desenvolvimento psicossocial, a criança precisa ser ouvida. Além da escuta ativa, está faltando um olhar empático entre todos visando à ampliação da consciência -, declarou.

Em seguida, foi a vez do coordenador-geral do Interior, Marcelo Leão, e da defensora pública titular de Mendes, Mirela Assad, abordarem a atuação da Instituição no Interior. Mirela enfatizou a atuação da Defensoria Pública na ocupação das escolas no Estado e enalteceu o trabalho da Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cdedica) que elaborou uma Ação Civil Pública.

 - É muito importante trazer os projetos desenvolvidos na Capital e na Baixada para o Interior, com isso, podemos estreitar ainda mais o relacionamento com os municípios. Enfatizei esse caso da ocupação das escolas porque a instituição orienta tanto alunos quanto professores. É importante a população saber como a Defensoria Pública atua.

Também participaram do evento o 2º subdefensor público-geral, Rodrigo Pacheco; a coordenadora-geral de Programas Institucionais, Daniella Vitagliano, a secretária municipal de Educação, Leda Teixeira, entre outros.  

Texto: Fernanda Pizzotti



VOLTAR