O defensor público-geral, André Castro, inaugurou na quarta-feira (25) o serviço de mediação do Núcleo de Vila Isabel, nos mesmos moldes do que já funciona na Defensoria em Duque de Caxias desde novembro do ano passado.  A iniciativa visa levar aos núcleos de primeiro atendimento de grande demanda prática capaz de promover a solução de conflitos extrajudicialmente e pelo diálogo.
 
- Esse é um projeto muito importante e pretendemos que se irradie por todo o estado. É na porta de entrada da Defensoria que devemos priorizar a mediação. A ideia é evitar a judicialização. Queremos soluções realmente permanentes e duradouras, acordos de qualidade, para que os problemas não voltem e se transformem em ações na justiça – explicou o defensor público-geral.
 
A defensora titular de Vila Isabel, Viviane de Barros Pinto, e uma servidora do núcleo, Izabel Siciliano Farraia, estão se capacitando em mediação e integram grupo de estudos da Defensoria para o tema.   Ambas, no futuro, poderão ser mediadoras das questões Cível e de Família do núcleo.   Por ora, as reuniões de mediação serão conduzidas pela mediadora contratada Fernanda Neto. 
- O serviço de mediação em Vila Isabel reforça a qualidade do primeiro atendimento e se torna mais uma alternativa para o assistido – disse a coordenadora de Mediação, Christiane Serra.
 
Participaram da breve solenidade de inauguração também o secretário-geral, Paulo Vinícius Cozzolino; a coordenadora dos Núcleos de Primeiro Atendimento, Fatima Saraiva; e a subcoordenadora Cível, Cintia Guedes.


VOLTAR