Acordos são destinadod às pessoas que tiveram casas, dos lotes 1 e 2 do Morro da Oficina, destruídas ou interditadas após o desastre.

A Defensoria Pública do Rio e a Prefeitura de Petrópolis deram início hoje (12), à assinatura dos acordos de compensação financeira das 245 famílias vitimadas pelas enchentes no Morro da Oficina, ocorridas em fevereiro e março de 2022.

A compensação financeira, que tem valores entre R$ 90 mil e R$ 230 mil, é destinada às pessoas que tiveram casas, dos lotes 1 e 2 do Morro da Oficina, destruídas ou interditadas após o desastre. Depois da assinatura do acordo, as famílias receberão o valor em até 30 dias úteis.

Para Maria do Carmo Fernandes, agente comunitária que viveu a angústia de ter um sobrinho soterrado na enchente e o alívio de vê-lo recuperado com vida, o acordo é fundamental para sair do aluguel social e ter uma vida mais digna.

- O acordo é ótimo, nós nunca tivemos isso. Ficar no aluguel social é um risco, porque os valores estão subindo. Com a compensação, cada um poderá comprar sua casa - disse Maria do Carmo

Desde o início da tragédia, a Defensoria acompanha as vítimas de Petrópolis. De acordo com a defensora Raphaela Jahara, coordenadora de Tutela Coletiva, o dever da DPRJ vai além do papel jurídico.

-  A Defensoria orientou as vítimas durante o processo, explicando as opções, os direitos e as vantagens. Além disso, debatemos com o município cláusula por cláusula do acordo com olhar voltado para o interesse dos moradores do Morro da Oficina - disse Jahara.

Os atendimentos desta quarta-feira (12) foram realizados na Casa dos Conselhos da prefeitura petropolitana, das 9h às 15h. Os próximos atendimentos estão agendados para os dias 15, 19 e 22 de julho.

Texto e foto: Matheus Reis.



VOLTAR