São 18 vagas para pessoas negras e indígenas e quatro para pessoas com deficiência aprovadas na fase preliminar do último concurso para ingresso na carreira da DPRJ

 

Já estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Programa Abdias do Nascimento, da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, que tem como finalidade ampliar o acesso ao conhecimento técnico-jurídico e o ingresso nas carreiras jurídicas de pessoas negras, indígenas e com deficiência. 

O edital oferece a bacharéis de Direito 22 vagas para bolsas de monitoria, sendo 18 para pessoas negras ou indígenas e quatro para pessoas com deficiência. Os pedidos de inscrição devem ser efetuados por meio de formulário eletrônico até o próximo dia 24. 

O Programa Abdias Nascimento é uma iniciativa do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), da Coordenação de Promoção da Equidade Racial (Coopera) do Núcleo de Atendimento à Pessoa com Deficiência (Nuped) e da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Fesudeperj).

Para participar, é preciso ter tido inscrição deferida no XXVII Concurso para Ingresso na Carreira da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, realizado em 2021, concorrendo como cotista, com aprovação na fase preliminar.  Além disso, é necessário não ter sido contemplado em editais anteriores do Programa Abdias Nascimento. 

As pessoas beneficiárias da bolsa de monitoria deverão assistir às aulas dos cursos oferecidos gratuitamente pela Fesudeperj, por acesso remoto, com frequência mínima de 70%.  A Assessoria de Ações Afirmativas do programa definirá as disciplinas sobre as quais bolsistas terão que apresentar resumos ou outras tarefas, a cada mês. 

O edital prevê ainda reuniões periódicas de mentoria, preferencialmente na modalidade virtual, para esclarecimento de dúvidas e assuntos correlatos, e suporte psicológico.

Acesse o IV Edital do Programa Abdias do Nascimento aqui.



VOLTAR