O documentário “Paixão Verde: a Defensoria Pública do Rio de Janeiro em suas primeiras décadas” é um dos finalistas do 21º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. O filme concorre na categoria “Mídia Audiovisual” e é uma das três produções indicadas à premiação deste ano. 

Lançado em setembro de 2022, “Paixão Verde” faz parte do Projeto Memória, que tem como objetivo preservar a história e, ao mesmo tempo, homenagear aquelas(es) que, em condições adversas, construíram as bases da instituição no estado do Rio de Janeiro. 

O documentário é uma realização do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) e conta com depoimentos das primeiras defensoras e defensores que ingressaram na carreira relatando o começo da DPRJ. Situações mais sentimentais da dura trajetória para conquistar os direitos e garantias que existem hoje são algumas das temáticas trazidas pelo filme. 

A 21ª edição do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça será realizada no dia 10 de novembro, em Belém (PA), no encerramento do Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), principal evento do setor, que chega à sua 17ª edição com o tema “Diálogos na Amazônia: a comunicação como instrumento de transformação e defesa das instituições”. A atual edição do Prêmio teve 400 trabalhos inscritos em 12 categorias, um recorde em toda a história da premiação.

Defensorias finalistas em 10 categorias 

A Defensoria Pública nos Estados conquistou a classificação em 10 das 12 categorias do PNCJ 2023. Os finalistas foram anunciados na noite de segunda-feira, 2, pelo Fórum Nacional de Comunicação Justiça (FNCJ), que promove a premiação. As Defensorias Públicas da Bahia, Ceará, Goiás, Rio de Janeiro e do Tocantins conquistaram, juntas, a participação de 10 projetos na final do Prêmio.

Com quatro projetos finalistas, a Defensoria Pública do Estado do Goiás (DPE-GO) lidera o ranking entre as Defensorias, seguida pela Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPE-CE), que conquistou a classificação de três projetos. As Defensorias Públicas da Bahia (DPE-BA), Rio de Janeiro (DPE-RJ) e do Tocantins (DPE-TO) completam o grupo com um projeto classificado cada uma.

Os projetos nasceram ou foram executados pelas equipes de Comunicação das Instituições. Embora diferentes em formato, linguagem e apresentação, os finalistas das Defensorias Públicas têm em comum o destaque à atuação defensoria e o compromisso em prestar o serviço público de qualidade com acesso à Justiça para todos e todas com atenção especial aos hipossuficientes e em situação de vulnerabilidade.

Entre os projetos classificados pelas Defensorias Públicas estão reportagens escritas; boas práticas no relacionamento com a imprensa; produções de sucesso para mídias social e digital; publicações especiais, entre outras iniciativas relevantes para ampliar as formas de comunicação das Instituições com as pessoas assistidas e também atuar de forma estratégica em educação em direitos.

(*) Com informações do Condege



VOLTAR