Caso foi encaminhado pelo Plantão Noturno da Defensoria, que registrou cerca de 400 atendimentos em setembro. Foto: Divulgação/Instituto Nacional de Cardiologia (INC).
 

Internada em estado grave no Hospital Universitário de Vassouras, no interior do estado, uma paciente de 61 anos precisava de cirurgia cardíaca urgente em um centro especializado na capital. Sem ter condições de arcar com o deslocamento, a família buscou então, remotamente, o Plantão Noturno da Defensoria Pública. O resultado da ação movida pela DPRJ foi a disponibilização de uma ambulância UTI móvel para transportá-la ao Instituto Nacional de Cardiologia (INC), no Rio de Janeiro.  
  
A assistida convive com um quadro de hipertensão e angina estável e, durante um procedimento realizado no hospital em Vassouras, viu sua situação agravar. Diante da urgência do quadro, a transferência imediata para o Instituto Nacional de Cardiologia foi liberada. 
 
Porém, como explica a coordenadora do Plantão Noturno, defensora pública Eliane Arese, não basta obter a vaga em hospital de referência, o que já é um obstáculo para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS). É preciso que também seja disponibilizado o transporte adequado. 
 
— O presente caso não é comum no Plantão Noturno, haja vista que o corriqueiro é a busca de vaga em leito de Unidade de Terapia Intensiva. No entanto, a paciente já tinha a vaga no Instituto Nacional de Cardiologia, mas não tinha transporte em ambulância avançada diante da gravidade clínica. Daí a necessidade de ingressar com ação de obrigação de fazer somente para transferência em UTI móvel, pois, sem transporte, não se efetiva a vaga. A paciente estava em Vassouras e o INC se encontra em Laranjeiras, na Zona Sul carioca, logo, havia o receio da perda da vaga — explica Arese. 
 
Com o deferimento e a liberação do transporte, a cirurgia cardíaca foi realizada com sucesso, segundo informações fornecidas pela família. 

Quase 400 atendimentos em setembro

O caso ocorrido em Vassouras é apenas um entre os 397 atendimentos feitos pelo Plantão Noturno da DPRJ no período de 1º a 28 de setembro. No total, o órgão realizou 99 petições, 74 ofícios, e teve 4.903 encaminhamentos de urgência gerados a partir de agendamentos na plataforma institucional. 

O Plantão Noturno funciona apenas para casos urgentes, todos os dias, das 18h às 11h do dia seguinte. O contato com a Defensoria Pública pode ser feito pelo e-mail dpplantao@defensoria.rj.def.br, pelo aplicativo Defensoria RJ ou presencialmente, na Rua Dom Manuel, s/nº, - Centro - Rio de Janeiro (na parte detrás do Fórum - próximo ao estacionamento). São considerados urgentes casos de saúde com risco de morte; busca e apreensão de crianças e adolescentes, desde que haja risco objetivo; alvará de sepultamento; cremação, e medidas protetivas de urgência de violência doméstica.



VOLTAR