Mais de 960 internos da Cadeia Pública Jorge Santana, no Complexo de Gericinó, zona oeste da capital fluminense, receberam atendimento jurídico da Defensoria do Rio na primeira edição do projeto Humaniza Nuspen. A ação, promovida pelo Núcleo do Sistema Penitenciário da DPRJ, aconteceu no dia 22 de setembro, contou com o apoio de policiais penais e outras 19 pessoas voluntárias, entre defensoras(es) públicas(os), estagiárias(os) , servidoras(es) e residentes da instituição.

O serviço da Defensoria Pública foi oferecido aos internos que, voluntariamente, saíram de suas celas para os atendimentos. Todos eles puderam conhecer a situação atual de seus processos, solicitar atendimento médico e odontológico, atualizar seus endereços, fornecer contato de familiares, perguntar sobre cálculo de pena para benefícios futuros, dentre outras orientações. Para este projeto, o Nuspen chega ao local com as informações atualizadas de todos os presos da unidade, agilizando o atendimento e garantindo orientação jurídica aos detentos. 

— Queremos difundir para todos a forma como o Nuspen trabalha. Somos o maior núcleo da DPRJ, com 37 defensores públicos titulares atuando em todas as unidades prisionais do Estado do Rio de Janeiro. Através do projeto Humaniza Nuspen, voltado para a pessoa privada de liberdade, pretendemos dar visibilidade à grandiosidade do trabalho prestado pela defensoria pública — disse Thaís de Moura Souza e Lima, coordenadora do Núcleo.

O próximo atendimento do Projeto Humaniza Nuspen será realizado no mês de outubro, no interior do Presídio Evaristo de Morais, onde serão atendidos os presos com necessidades especiais e a população LGBTQIAP+.

 

Texto e foto: Matheus Reis



VOLTAR