Com o objetivo de levar atendimento às pessoas em situação de rua, a Defensoria do Rio e a Prefeitura de Nova Iguaçu vão promover, no próximo sábado (7), mais uma ação do Projeto Pop Rua Itinerante. Os atendimentos vão acontecer, de 9h às 15h, na Praça dos Direitos Humanos, via Light, no centro de Nova Iguaçu, RJ. A expectativa é que mais 600 pessoas sejam atendidas. 

Durante a ação, que prevê a busca ativa de quem vive em condições de extrema vulnerabilidade social, serão oferecidos serviços como emissão de identidade, certidão de nascimento, casamento e óbito, bem como direcionamento para conseguir benefícios governamentais.

Quem quiser, também poderá realizar matrícula em projetos educacionais como “Educação de Jovens e Adultos (EJA)” e “vestibular comunitário”, além do cadastro para o banco de empregos da prefeitura de Nova Iguaçu.

Para a defensora pública do Nudedh e idealizadora do projeto, Cristiane Xavier, um dos principais problemas enfrentados por essa população é a falta de documentos, o que dificulta a inclusão dessas pessoas nas políticas públicas, como os benefícios sociais.

— Sem certidão de nascimento e carteira de identidade, elas ficam impedidas de acessar os benefícios sociais como bolsa família, auxílio moradia, entre outros. Muitas vezes esses documentos são arrecadados indevidamente, extraviados, e isso só contribui para a invisibilidade da população de rua carioca —  explica a defensora.

Ainda segundo Xavier, a pretensão da Defensoria é levar o projeto para os 92 Municípios do Estado. Para isso, o Nudedh vem contando com o apoio dos Núcleos de Tutela Coletiva, que desenvolvem as ações e fazem o monitoramento desta população nos Municípios. 

Além da assistência jurídica oferecida pela DPRJ, as instituições parceiras irão distribuir lanche, garrafas de água, preservativos e a aplicação de vacinas contra hepatite B, Anti Tétano e a bivalente contra a covid-19. Também será possível realizar teste rápidos de HIV;  hepatites virais; sífilis; bem como cortar o cabelo.



VOLTAR