Para realizar os atendimentos, a Defensoria articulou com o Centro de Cidadania LGBT de Niterói o envio antecipado dos documentos das pessoas a serem atendidas.

 

Sessenta pessoas foram atendidas para requalificação civil em Niterói, região metropolitana, na manhã desta sexta-feira (20). A ação foi realizada pela equipe do Núcleo de Diversidade da Defensoria Pública do Rio (Nudiversis) durante os atendimentos da Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ).

Todas as pessoas atendidas pela Defensoria na ação saíram com a sentença de requalificação em mãos e podem pedir novos documentos nos cartórios. Um passo importante para garantir o pleno exercício da cidadania para pessoas LGBTQIAPN+. 

Marina Lua, saiu de Itaboraí para emitir a sentença para a requalificação civil na ação desta sexta-feira. De acordo com a jovem, uma mulher trans, a Defensoria realizou um sonho.

— Estou esperando por esse dia desde o início da transição. É um dia de mudança, de conseguir finalmente realizar esse sonho. O passo final de uma luta de anos. Sentimento de alívio — disse.

Para realizar os atendimentos, a Defensoria articulou com o Centro de Cidadania LGBT de Niterói o envio antecipado dos documentos das pessoas a serem atendidas. O defensor Hélder Moreira, coordenador do Nudiversis, ressaltou a importância da ação para agilizar a requalificação.

—- Ações como esta criam a oportunidade que a pessoa tem de obter a sentença de forma rápida e humanizada para a requalificação. A emissão da sentença, que demoraria cerca de um ano por outras vias, é realizada em um único dia pela Defensoria — conclui Moreira.



VOLTAR