A Defensoria Pública do Rio de Janeiro sediou a LXIX Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Corregedoras e Corregedores-Gerais das Defensorias Públicas do Estados, do Distrito Federal e da União (CNCG), na quinta (26) e sexta-feira (27), na sede da Instituição.

A mesa de abertura contou com a presença da Defensora Pública-Geral da DPRJ, Patrícia Cardoso; da Corregedora-Geral, Katia Varela; da Subcorregedora-Geral, Simone Mendes; do Presidente do CNCG, Galeno Siqueira; e da Presidenta da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Rio de Janeiro, Juliana Lintz.

Na quinta-feira (26), o evento contou com a participação do Coordenador do Núcleo de Investigação Defensiva da DPRJ (Nidef), Denis Sampaio, em um diálogo com as Corregedoras e os Corregedores sobre o tema abandono de plenário – estratégia de defesa técnica – independência funcional.

A Corregedora-Geral da DPRJ, Katia Varela, destacou a importância do CNCG para o fortalecimento das Corregedorias das Defensorias Públicas de todo o país:

— É com grande satisfação e honra que a DPRJ sedia este encontro de Corregedoras e Corregedores-Gerais. O CNCG é um órgão permanente de coordenação e articulação de interesses comuns das corregedorias. O que estiver dando certo na corregedoria de algum estado, procuramos aplicar nas outras, aperfeiçoando a gestão e os trabalhos — disse Varela.

Na sexta-feira (27), houve a apresentação do tema “A Defensoria Pública e a atuação na defesa dos direitos das mulheres”, pelas Coordenadora e Subcoordenadora de Defesa dos Direitos da Mulher (Comulher), Flavia Nascimento e Matilde Alonso, com uma visita à sede do Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem).



VOLTAR