A Defensoria Pública do Rio realizou seu I Seminário Nacional Comunicação e Defensoria Pública, na terça (7), com a presença de assessores de imprensa das defensorias e das associações de defensores públicos de 12 estados. O encontro realizado na sede administrativa da instituição fluminense foi aberto pelo defensor-geral, André Castro, e pela vice-presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Adperj) e representante da Associação Nacional de Defensores Públicos (Anadep Brasil), Andréa Sena.

- A crise política e financeira que vivemos agrava a situação dos que mais precisam do trabalho da Defensoria. A demanda qualitativa e quantitativa da nossa Instituição tem aumentado gradualmente e esse seminário surge para aprimorar e permitir a troca sobre o nosso trabalho na comunicação. Aqui no Rio, atuamos no caso das ocupações das escolas e dos salários atrasados dos aposentados e pensionistas que geram grandes desafios, também, na área da comunicação - declarou André Castro.

Em seguida, foi inciado o Painel sobre Planejamento de Comunicação com a diretora da agência In Press, Patrícia Marins, e com o sócio da Torre Consultoria, Marcone Gonçalves, tendo sido feita a mediação pelo presidente da Fesudeperj, Pedro Carriello.

- Investir em comunicação é fundamental para que a Defensoria tenha seu trabalho e seus serviços conhecidos. A Instituição tem que assumir essa área como prioritária, pois hoje não há disputa de poder sem comunicação. A construção da imagem e da narrativa se dão através disso, embora as instituições tenham dificuldade para entender isso como uma prioridade - destacou.

O painel seguinte teve como temas as mídias sociais e contou com as palestras da sócia do Sobrado, Nara Franco, e do coordenador de mídias sociais da Prefeitura de Curitiba, Álvaro Borba.

- Curitiba se conhece como inovadora e as redes sociais da Prefeitura trabalham isso. Os papos já estão rolando no Facebook sobre determinados temas. A questão é como nos inserimos no debate de forma criativa. É importante entender, também, que a mídias sociais vão para além de um canal só de informação, mas também de diálogo - informou Álvaro Borba.

Relacionamento com a Imprensa foi o tema do terceiro painel do seminário e dele participaram o comentarista da TV Globo, Edimilson Ávila; o editor executivo do jornal Extra, Marlon Brum; e a apresentadora do CBN Rio, Carolina Morand.

Ao final do encontro, a coordenadora de Comunicação da DPRJ, Débora Diniz, e da Defensoria Pública do Tocantins, Alessandra Bacellar, apresentaram cases de sucesso aos colegas.



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