A terceira edição do projeto ‘Mobiliza’, uma parceria da Defensoria Pública do Rio de Janeiro com a Prefeitura de Nova Iguaçu, acontecerá neste sábado (20). O objetivo da ação social é fornecer atendimento jurídico e serviços públicos para a população.

A iniciativa foi idealizada pelo 5° Núcleo Regional de Tutela Coletiva, e organizada pela Coordenação-Geral de Programas Institucionais (COGPI), após reclamações referentes ao longo tempo de espera nas filas para a inscrição no Cadastro Único – garantia das famílias de baixa renda a programas sociais do Governo Federal.

– Esse projeto, por meio da parceria da Defensoria com a Prefeitura de Nova Iguaçu, resolve, extrajudicialmente, uma demanda pelo fim da fila para a inscrição do CadÚnico. Uma ação civil pública seria ineficaz para resolver o problema, diante da necessidade imediata da população vulnerável – explica o defensor público Rodrigo Pacheco.

Também será oferecida orientação jurídica em temas relativos à pensão alimentícia, à regularização de guarda e visita, ao reconhecimento e à investigação de paternidade – por meio de exames de DNA, expedição de alvará para levantamento de FGTS e divórcio. Confira no card a lista completa de atendimentos.

O Detran-RJ estará presente nesta edição, garantindo serviços como a emissão de segunda via de documento de identidade. O público também terá acesso a um balcão de emprego e à vacinação.

O ‘Mobiliza’ acontecerá no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Fazenda São Bernardino, que fica na Rua Vítor Hugo, Praça de Vila de Cava, em Nova Iguaçu, das 9h às 15h.

 

Texto: Ana Clara Prevedello



VOLTAR