Comitê Paralímpico se compromete a reembolsar torcedores

 

O Comitê Organizador das Paralimpíadas vai ressarcir os torcedores que compraram ingressos antes do órgão extinguir os lugares marcados. A medida decorre de um termo de ajustamento de conduta assinado nesta sexta-feira (16) pela Rio 2016 com o Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Rio de Janeiro e as entidades que compõem o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor.

O acordo foi apresentado pela Defensoria e pelas entidades após as reclamações de inúmeros torcedores que perderam dinheiro com a redução no valor dos ingressos após o fim dos lugares marcados por categorias.  A defensora Patrícia Cardoso, que coordena o Nudecon, classificou a assinatura do termo como uma vitória.

– O Nudecon, em conjunto com o sistema estadual de defesa do consumidor, conseguiu, através desse termo de ajustamento de conduta, garantir os direitos dos consumidores com a possibilidade da devolução do valor ou abatimento do preço dos ingressos para as Paralimpíadas, em razão, por exemplo, da extinção de assentos marcados. É mais uma vitória – afirmou.

Pelo termo de ajustamento de conduta, o comitê se comprometeu a restituir a diferença a todos os consumidores que perderam dinheiro com a redução no valor do ingresso após a extinção dos lugares marcados.

Se o pagamento tiver sido realizado por cartão de crédito, a restituição será feita automaticamente, via comunicação de estorno no cartão em até sete dias úteis. Caso a compra tenha sido feita em dinheiro, por cartão virtual ou se o cartão de crédito utilizado tiver perdido a validade ou tiver sido cancelado, o torcedor deverá requerer o ressarcimento no site da Rio 2016. O reembolso nessas situações ocorrerá em até sete dias.

O acordo prevê ainda a restituição integral do ingresso para os consumidores que desistiram de assistir os jogos em razão das alterações feitas pelo Comitê Paralímpico. Nesse caso, o reembolso também deverá ser solicitado pelo consumidor no site do Comitê Organizador. Se o pedido tiver sido feito em até 48 horas, o ressarcimento será em até sete dias; mas se tiver sido solicitado em um prazo inferior ou depois da sessão do jogo, a devolução poderá levar até 15 dias.

O formulário para requerer o reembolso está disponível no link: https://ingressos.rio2016.com/reembolso



VOLTAR