A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) iniciou as festividades pelo Dia do Servidor, cuja data é 28 de outubro, com um evento comemorativo realizado no último dia 14. O encontro promovido pela instituição e em parceria com o Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), com a Fundação Escola Superior da Defensoria Pública (Fesudeperj), com a Associação dos Servidores da DPRJ (Asdperj) e com o Sicoob reuniu funcionários do quadro, extraquadrados e cedidos em uma série de atividades.

– Nossa principal ferramenta é prestar o melhor serviço possível para a população. Esse é o nosso compromisso e é a nossa missão a cada dia: servir ao público da melhor forma possível. E, no caso da Defensoria Pública, isso ocorre de uma maneira ainda mais importante porque o público que nós atendemos é a população mais vulnerável do estado e do país. São aquelas pessoas que, se não for através da Defensoria, não terão nenhuma outra maneira de garantir e efetivar os seus direitos. Portanto, esse é o compromisso de todos nós e temos que lembrar e nos honrar dele todos os dias – destacou na abertura do evento o defensor-geral do Estado, André Castro.

Realizado no auditório da Fesudeperj, a comemoração da DPRJ pelo Dia do Servidor também contou com a presença do 1º subdefensor-geral do Estado, Denis Praça, que lembrou de avanços adotados pela Administração Superior em benefício dos servidores. Entre eles, o preenchimento dos cargos do quadro de apoio com cerimônias de posse contínuas, a ocupação das diretorias da estrutura administrativa por servidores qualificados nas respectivas áreas, a realização de concurso de alteração de designação, o diálogo estabelecido com os servidores e o esforço para o aumento do auxílio-alimentação em valores mais próximos de suas necessidades alimentares, entre outros.

– É, para nós, uma grande felicidade inaugurar uma política de capacitação permanente dos servidores da Defensoria Pública, que é uma instituição de prestação de serviço. Prestamos serviço com gente e é importante investir em pessoal e ter pessoas cada vez mais estimuladas e capacitadas para que o nosso serviço possa ser ainda melhor. É muito importante manter o reconhecimento de valorização, que gere o sentimento de pertencimento, porque a Defensoria Pública não vive sem os seus servidores – observou Denis Praça.

O eventou começou às 10h com apresentação do Sicoob - Codperj sobre a cooperativa de crédito e seguiu, às 14h, com a apresentação do Boletim do Servidor, que começará a circular em novembro, e com a palestra "Educação Financeira", proferida pela coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), Patricia Cardoso. Em seguida, às 16h, foram abertos os grupos de trabalho "Responsabilidade Civil das Instituições Financeiras pela Concessão Irresponsável de Crédito ao Consumidor, no auditório do 2º andar; "Prisão e Autoritarismo no Sistema de Justiça Criminal, na sala 1 da Fesudeperj; "Administração do tempo, na sala 3; e "Roda de Conversa: Lei Maria da Penha e Desigualdade de Gênero", na sala 4.

– O evento demonstra o compromisso da instituição com a valorização dos servidores e, mais do que isso, em estimular uma cultura de valorização constante que passa necessariamente pela democratização de oportunidades de capacitação e pelo fomento à educação continuada. E foi muito gratificante ver o envolvimento dos servidores, tanto na escolha dos temas quanto na presença durante todo o dia – ressaltou a diretora do Cejur, Adriana Britto.

O evento foi encerrado, às 17h30, com um coquetel de confraternização acompanhado de sorteio de brindes oferecidos pela Fesudperj.

Texto: Bruno Cunha

Fotos: Erick Magalhães



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