Plataforma e site do programa são apresentados aos defensores e servidores 

 

Defensores públicos e servidores já podem participar do Programa de Educação Continuada (PEC) da Defensoria do Rio,  por meio do qual têm acesso a cursos, seminários e eventos voltados para a capacitação e o aprimoramento profissional. Nesta quinta-feira (27), o defensor público-geral, André Castro, a diretora-geral interina do Centro de Estudos Jurídicos, Adriana Britto, e os demais integrantes do Comitê Gestor lançaram  a plataforma e o site do PEC.

– Essa é uma poderosa ferramenta para a qualificação de todos nós, para nosso aperfeiçoamento técnico e humanístico. E é também um exemplo da dedicação e afinco dos serviços prestados pelos servidores, fruto do trabalho de equipe de vários departamentos – resumiu o defensor geral.  

Segundo Adriana Britto, a proposta é  multiplicar o ensino dentro da instituição, tendo em vista não só a formação de cada um, mas a qualidade do serviço oferecido aos usuários da  Defensoria. 

– É uma ferramenta destinada ao ensino, à capacitação e à formação institucional.  Esperamos em uma segunda etapa estender o acesso também a estagiários e residentes jurídicos – disse. 

Adriana fez questão de destacar que o PEC, objeto da Resolução nº 854/2016, é uma iniciativa inédita na Defensoria, mas conjugada com uma série de outras que também contemplam o aprimoramento e a produção intelectual de defensores e servidores. E citou três exemplos: a Revista de Direito da Defensoria, o I Concurso de Práticas Exitosas Eliete Silva Jardim (ambos abertos à participação de servidores) e o boletim Servidor Informa, que será lançado em breve. 

O subsecretário de Planejamento e Modernização, Rodrigo Soares, acrescentou: 

– Trabalhamos o conceito de universidade corporativa devidamente adaptado à realidade da Defensoria. A administração publica já percebe a necessidade de melhoria de desempenho, e o PEC da Defensoria do Rio é um programa inovador, uma ação de vanguarda. O PEC visa aglutinar todas as ações, para que tenham alinhamento estratégico com a visão de futuro, e não seja composto somente por ações estanques e pontuais – explicou. 

O PEC da Defensoria é gerido por um Comitê Gestor com integrantes de diferentes áreas da instituição: Cejur; Coordenação-Geral do Estágio e Residência Jurídica; Secretaria-Geral; Diretoria de Gestão de Pessoas; e Diretoria de Gestão de Informação. 

– A plataforma é voltada para o servidor quadro, extraquadro ou cedido e visa  a capacitação para o cargo e para a carreira futura, numa abordagem menos empírica, em consonância com a realidade da Defensoria, que busca se tornar mais técnica e melhor – finalizou a coordenadora de Gestão de Pessoas, Débora de Lima Augusto de Freitas, que apresentou a Política de Capacitação e Desenvolvimento de Servidores, também disponível para acesso no site.

Como funciona

O diretor de Gestão de Informação, Vitor Reis da Costa da Silva, explicou em detalhes como funciona a plataforma digital e o site do Programa de Educação Continuada a todos os defensores e servidores que lotaram o auditório da sede para prestigiar o lançamento da novidade. 

O acesso ao conteúdo do programa é simples, feito com o mesmo login e senha usado para entrar na área restrita do site da Defensoria. O PEC tem um endereço próprio (pec.defensoria.rj.def.br) , mas é possível fazer uso de atalhos clicando nos banners específicos postados no site da Defensoria. 

Apenas na primeira visita é necessário atualizar dados cadastrais. A partir de então, a navegação é livre. Já há cursos disponíveis, online e presenciais, de conteúdo jurídico ou voltados para a atividade meio. Alguns, inclusive, oferecidos por instituições e entidades parceiras da Defensoria.

O portal também vai permitir a consulta a vídeos de seminários e eventos realizados nos últimos meses na Defensoria. No futuro, segundo Vitor, poderá haver ferramentas de avaliação do aluno, mecanismo para esclarecimento de dúvidas e até chat em tempo real entre professor e estudantes. 



VOLTAR