Um ano depois de saber o que crianças e adolescentes esperam do futuro, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) agora pergunta: "Para quem você daria uma medalha de ouro?" As respostas ao tema do II Concurso de Redação e Desenho Palavra Viva poderão ser enviadas pelos participantes já a partir do dia 1º de novembro, quando será lançada a segunda edição do projeto voltado a garantir o direito à livre expressão do público infantil e juvenil. Na primeira foi trabalhado o que gostariam de ser quando crescer e como se viam aos 25 anos.

O concurso de iniciativa da DPRJ será novamente realizado em parceria com a prefeitura e terá o seu lançamento oficializado em solenidade marcada, para as 15h, no auditório da Biblioteca Parque, no Centro do Rio. Dessa vez, haverá quatro categorias de participantes: os que se encontram em acolhimento institucional; os que estão em acolhimento familiar; os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em liberdade assistida ou que prestam serviços comunitários; e os atendidos pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que é da prefeitura.

- Estamos muito felizes em realizar a segunda edição do concurso. Após terminar o primeiro concurso e avaliar os resultados, pudemos perceber o impacto positivo sobre as crianças e adolescentes, a empolgação e a felicidade de compartilharem suas experiências de vida. Com a ajuda dos parceiros, optamos por ampliar o público alvo e dar voz a mais crianças e adolescentes. Escolhemos um tema que novamente permitisse que eles pudessem expressar seus sonhos e através de pessoas que respeitam e que os inspiram. Estamos ansiosos para saber como serão os trabalhos - destacou a subcoordenadora de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cdedica), Elisa Cruz.

As inscrições ficarão abertas até o dia 19 de novembro e deverão ser feitas pela direção da instituição em que a criança ou adolescente esteja vinculado. Os vencedores receberão um kit com mochila, caderno e estojo, em cerimônia a ser marcada pela Defensoria Pública.

Serviço:

Evento: Lançamento do II Concurso de Redação e Desenho Palavra Viva
Data: 1º de novembro
Hora: 15h
Local: Biblioteca Parque Estadual (Av. Presidente Vargas 1.261, no Centro do Rio).

Texto: Bruno Cunha



VOLTAR