O coordenador da Região 6, defensor público Cleber Francisco Alves, esteve em Cuba do dia 12 ao dia 14 de outubro para apresentar o trabalho "Asistencia Jurídica: Una perspectiva jurídico comparada entre Cuba y Brasil". O trabalho escrito em coautoria com a juíza cubana Mirel Legrá Fleitas foi apresentado por ele durante o Congresso Internacional "Abogacia 2016'. Promovido pela Organizacion Nacional de los Bufetes Colectivos - entidade que congrega os advogados cubanos e que tem também o encargo de prestar assistência jurídica e gratuita aos necessitados -, o evento foi realizado no Palácio de Convenções, na cidade de Havana.

- O trabalho trouxe a oportunidade de maior aproximação com Cuba, considerando que esse é um país que está vivendo transformações atualmente. As instituições jurídicas de lá também estão passando por transformações e têm o interesse de conhecer o funcionamento de instituições do sistema de Justiça nos países da América - observou Cleber Francisco Alves.

Durante o período em que esteve em Cuba, o defensor público também visitou a Universidade de Havana e conheceu um escritório de atendimento da ONBC. Participou, ainda, de reunião com a juíza Mirel Legrá e com mais duas advogadas atuantes no "bufete" para troca de informações sobre o funcionamento dos sistemas brasileiro e cubano de assistência jurídica.

Texto: Bruno Cunha

Fotos: Divulgação



VOLTAR