O evento “Primeira Roda de Conversa de Servidores e Funcionários com a Ouvidoria Geral da DPGE” aconteceu, na tarde da sexta-feira (24), no auditório do 13º andar da sede do Menezes Côrtes. Estiveram presentes no encontro o ouvidor geral, Pedro Strozenberg; a presidente da Associação dos Servidores da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (ASDPERJ), Thaís Rabelo; e servidores.
Pedro Strozenberg iniciou a conversa apresentando um breve histórico da Ouvidoria, as atribuições e prioridades da Ouvidoria Externa. Segundo ele, um dos atributos deste novo formato de Ouvidoria potencializa o diálogo com a sociedade civil e insere a Defensoria em uma agenda forte de promoção de Direitos. Além disso, outra meta da Ouvidoria é contribuir para o melhor ambiente interno e, neste ponto, é que está ancorada a aproximação entre o órgão e os servidores da DPRJ, conforme declarou o ouvidor geral:
– O principal objetivo desta reunião foi o de estabelecer um diálogo inicial com a Associação dos Servidores e ampliar a escuta com os próprios servidores. Naturalmente, os primeiros assuntos tratados dizem respeito as condições de trabalho, e, na sequência, aparecem temas relacionados ao papel institucional da própria Defensoria. A Ouvidoria quer levantar sugestões de iniciativas possíveis para aprimorar o formato organizacional e promover a transparência e o diálogo junto à administração superior.
– Entendo que não é possível aprimorar os princípios da instituição sem que exista diálogo. A Defensoria Pública deve melhorar o diálogo não apenas externamente com a sociedade, mas também com a sua estrutura interna. Embora sob ângulos diferentes, espero que possamos olhar para a mesma Defensoria, com a mesma vontade de potencializar as suas qualidades e minimizar as suas fraquezas – disse Thaís Rabelo.