Informação consta em pesquisa a ser apresentada no curso “Sistema de Justiça Criminal em Perspectiva – Leituras Transjurídicas do Poder Punitivo”

 

Chega a 78% o índice de condenação e a 22% o de absolvição dos crimes julgados por juízes singulares do Paraná que mais resultam em privação de liberdade, como tráfico de drogas, roubo e furto. Já em relação aos casos de homicídio, que ficam sob a análise dos jurados do Tribunal do Júri, a taxa de condenação é de 54% e a de absolvição de 46%, segundo levantamento a ser apresentado no primeiro dia do curso “Sistema de Justiça Criminal em Perspectiva – Leituras Transjurídicas do Poder Punitivo”.

De iniciativa da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ), o curso terá sete aulas e a primeira delas será nesta sexta-feira (7) com o professor Mauricio Stegemann Dieter, da Universidade de São Paulo (USP). No encontro, ele apresentará a pesquisa durante a palestra “Ideologia e Sistema de Justiça Criminal”.

– A pesquisa é de um juiz estadual do Paraná e os dados mostram como o corpo de jurados no estado consegue ser mais sensível à absolvição do que os juízes singulares – observa Mauricio Dieter.

O curso acontecerá na Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Fesudeperj), é gratuito e aberto ao público. Além de Dieter haverá, entre outras aulas, a do dia 14 com Luciane Rocha, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sobre o tema “Seletividade e Racismo Estrutural: a (des) igualdade do sistema de Justiça criminal”. E dia 21 com Alysson Mascaro, também da USP, sobre o tema “Forma jurídica e violência. Continente e conteúdo do poder punitivo estatal”.

Clique aqui e veja a programação completa do curso.

Serviço:

Curso: “Sistema de Justiça Criminal em Perspectiva – Leituras Transjurídicas do Poder Punitivo”.

Data: 07/07/2017.

Hora: das 9h30 às 12h30.

Aula inaugural: “Ideologia e Sistema de Justiça Criminal”, com o professor Mauricio Stegemann Dieter.

Local: Fundação Escola Superior da Defensoria Pública (Av. Marechal Câmara 314, 4º andar, no Centro do Rio).



VOLTAR