O coordenador do Núcleo de Terras e Habitação da Defensoria Pública (Nuth), defensor público João Helvécio de Carvalho, participou na quinta-feira (13), de audiência pública da Comissão de Política Urbana e Assuntos Fundiários da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O tema da reunião, que aconteceu na Casa Legislativa, foi “Os impactos das obras olímpicas sobre o direito à moradia da Vila Autódromo”.

Moradores que representam as cerca de 100 famílias que se recusam a sair da área compareceram à reunião e reclamaram da forma como a Prefeitura vem conduzindo o processo de desocupação da Vila Autódromo. De acordo com o defensor público, a presidente da Comissão, deputada Zeidan, vai agendar um encontro com a Prefeitura, a Comissão de Moradia da Câmara de Vereadores, o Instituto de Terras e Cartografia (Iterj), a Defensoria e o grupo técnico da Universidade Federal Fluminense, autor do Plano Popular de Urbanização, para definir o destino da área remanescente, já que 130 famílias querem ficar no seu território e há inúmeras manifestações do Prefeito reconhecendo o direito.

“Existe um consenso no ar, inclusive com as falas recentes do prefeito, de que os moradores da Vila Autódromo que quiserem ficar, poderão ficar. A nós, cabe buscar os canais de negociação, e a audiência pública tem essa finalidade, e chamar as pessoas envolvidas para que esse consenso saia das palavras para um plano concreto e real”, disse o coordenador do Nuth. 

Texto: Fernanda Pizzotti



VOLTAR