Representantes de 58 organizações da sociedade civil estiveram no terceiro dos quatro encontros anuais do Programa Associações
 

Os aspectos contábeis das organizações do terceiro setor e, entre eles, as questões referentes à prestação de contas sobre o uso da verba pública estiveram em debate no terceiro dos quatro encontros anuais promovidos pelo Programa Associações, uma iniciativa do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh) da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) voltada à orientação e ao atendimento dos participantes para a instituição de organizações que estão surgindo e também para a reformulação do estatuto das já existentes e que assim desejarem. Realizada na quarta-feira (30), a reunião agora ampliada com a participação de palestrantes também contou com a presença de representantes de 58 associações da sociedade civil.
 
Reunidos no auditório do segundo andar da sede da DPRJ, os presentes receberam a orientação e o atendimento do coordenador do Nudedh, Fabio Amado; da assessora jurídica do Nudedh, Gabriela Mourão; do vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRC) e também professor da Unisuam, Francisco José; e da presidente da União dos Profissionais de Contabilidade (Unipec) e conselheira do CRC, Idamaris Amaral.
 
– O programa do Nudedh voltado às organizações da sociedade civil tem ganhado novos contornos e interdisciplinaridade. Não basta a mera constituição formal sem prover a orientação jurídica necessária a assegurar a sustentabilidade das instituições criadas. Em parceria com a academia, com o Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro e com outras organizações, estamos expandindo nossa atuação em rede para assegurar a participação efetiva e contínua da sociedade civil organizada na promoção de direitos fundamentais – destacou o coordenador do Nudedh, Fabio Amado.
 
A próxima edição do encontro será realizada na última quarta-feira de outubro.

Texto: Bruno Cunha

O encontro foi realizado no auditório do segundo andar da sede da DPRJ



VOLTAR