Defensores públicos, servidores e demais interessados têm até o próximo dia 20 para se inscrever no curso de extensão Abordagem dos Direitos Humanos na Saúde, que acontecerá em cinco sextas-feiras, em período integral, de 27 de outubro a 8 de dezembro, no auditório da Defensoria, na Avenida Marechal Câmara 271, 7o. andar, Castelo. Essa é a terceira edição do curso, fruto de parceria entre a Coordenadoria de Saúde e Tutela Coletiva da Defensoria e do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Inscrição e participação no curso são gratuitas.

Aberta a profissionais de saúde pública e da área jurídica, a iniciativa visa oferecer subsídios para a reflexão e compreensão dos Direitos Humanos, com ênfase no direito à saúde, discutindo, inclusive, práticas possíveis em âmbito local e internacional.  A metodologia prevê aulas expositivas, atividades coletivas em sala de aula e estudos dirigidos, que serão levados em conta para avaliação dos participantes. 

O curso tem carga horária de 30 horas, com encontros nos dias 27 de outubro; 10 e 24 de novembro; e 01 e 08 de dezembro, em horário integral, das 9h30 às 12h e de 13h30 às 17h. Para participar, é necessário ter nível superior completo.  Os pedidos de inscrição devem ser feitos pelo link http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=34529.  Ao receber a confirmação, o candidato terá que anexar cópia digitalizada da identidade e do diploma universitário.

Há 50 vagas disponíveis, das quais 20 destinadas à Defensoria; 15 para profissionais de saúde que atuem nos municípios, 10 para os que atuam em âmbitos estaduais e federal; e cinco para interessados de outros órgãos públicos e organizações da sociedade civil.  A conclusão do curso dará direito a certificado emitido pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da UFRJ. É exigida frequência mínima a 75% das aulas.

A coordenação do curso é feita pelas professoras Miriam Ventura e Neide Emy Kurokawa e Silva, ambas do IESC, com a colaboração da coordenadora de Saúde e Tutela Coletiva da Defensoria, Thaisa Guerreiro, de Luiza Lena Bastos e de Cesar Augusto Paro, também do IESC.



VOLTAR