Dezenas de crianças e adolescentes lotaram a cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM), nesta terça-feira, 31, para a festa de encerramento do III Concurso de Desenho e Redação Palavra Viva, parceria entre a Defensoria Pública do Rio e a secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.  A terceira edição do projeto contou com a participação de 547 meninos e meninas de três a 17 anos atendidos por programas de acolhimento, de convivência e fortalecimento de vínculos ou em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto. 

A participação de jovens em liberdade assistida e em prestação de serviços à comunidade foi uma das inovações do III Concurso, cuja organização optou também por premiar com medalhas, brindes e lanche todos os que colaboraram com desenho ou redação sobre o tema A Escola dos Meus Sonhos. Nas duas primeiras versões do Palavra Viva, a comissão organizadora havia contemplado apenas os melhores trabalhos.

— Todos são vencedores por terem se interessado em participar de um projeto que visa estimular a criatividade e desenvolver a arte e a escrita.  É impressionante como os trabalhos apontam para a necessidade de itens básicos e essenciais no dia a dia de uma escola: quadra de esportes, merenda de qualidade, ar condicionado, biblioteca e acessibilidade para deficientes. As redações apontaram também preocupação com a violência no entorno das escolas —, destacou a subcoordenadora do sistema protetivo da Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Defensoria, Eufrásia Maria Souza das Virgens.

O coordenador de Juventude da secretaria municipal de Desenvolvimento Social, Bruno Figueiredo, comemorou o recorde de inscrições no concurso: a terceira edição contou com quatro vezes mais adesão do que as edições anteriores.  Os 547 inscritos produziram 255 desenhos e 351 redações. Alguns deles apresentaram trabalhos nas duas modalidades. Como Emanuel Salustino de Souza, 17 anos, atendido pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Rio das Pedras, em Jacarepaguá.

— Foi muito bom poder me expressar, colocar no papel o que penso e até sugerir melhorias para as escolas —, resumiu o rapaz, pouco antes de subir ao palco da cinemateca para, ao lado dos colegas, receber a medalha dourada de participante.

O III Concurso de Desenho e Redação Palavra Viva tem o apoio do MAM e do Projeto Circulando. A festa de encerramento contou com exibições de dança acrobática e de música, do rap ao erudito.  Também prestigiaram o evento a defensora Ana Paula Teixeira Ferreira de Amarante e o servidor Pedro Greco, ambos da Cdedica. 



VOLTAR