Com idades e perfis diferentes, Julia Pitanga, Tiago Oliveira e Elenita Leão mostram ter mais em comum do que o fato de serem servidores.
Com idades e perfis diferentes, Julia Pitanga, Tiago Oliveira e Elenita Leão mostram ter mais em comum do que o fato de serem servidores.

 

 

Em suas horas vagas, Julia Pitanga gosta mesmo é de jogar videogame e assistir Netflix na companhia do noivo e de seus dois “filhotes”, os gatinhos Charles e James. Já Tiago Oliveira, 30 anos, prefere bater uma bola com os amigos e aperfeiçoar-se no jiu-jitsu, arte marcial que pratica desde os nove anos de idade e pela qual até já competiu. Elenita Leão, 53 anos, por sua vez, adora cozinhar para a família, a qual tenta impressionar com pratos inspirados no programa de TV Master Chef. De perfil tão diferentes, os três têm mais em comum do que apenas o fato de serem servidores da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. 

Julia, Tiago e Elenita adoram aprender. E, acima de tudo, ensinar. Por isso, os três se voluntariaram para serem multiplicadores do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) que a DPRJ está implantando na instituição, por meio da campanha Defensoria num Clique, para seus processos administrativos. Eles integram um grupo que conta com outros 14 servidores que também se ofereceram para multiplicar as funcionalidades do novo sistema na instituição. A criação da força-tarefa tem um motivo: o SEI começará a funcionar no próximo dia 2 de janeiro de 2018. 

A conversa com os Julia, Tiago e Elenita aconteceu na sexta-feira 17 de novembro, após mais um treinamento SEI USAR destinado aos multiplicadores, realizado no prédio-sede da DPRJ, no Centro. Elenita, que atua como secretária da Coordenação da Região 1, que abrange oito cidades da Baixada Fluminense, se mostrou uma das mais empolgadas. Ela, que está lotada na comarca de Duque de Caxias, revelou o apego que ainda tem pela agenda física, anotações em post-its e murais ao alcance da visão que a ajudam a não se esquecer das tarefas. Por isso mesmo, aceitou o desafio.  

– Minha cultura ainda é a do papelzinho, da agenda e das anotações penduradas em murais. Aceitei o desafio porque acho que o SEI vai melhorar muito o nosso trabalho. Secretario uma coordenação que abrange oito comarcas. Precisamos dar conta das questões dos funcionários, dentre outras para fazer os órgãos da Defensoria andarem. Então, acredito que esse sistema vai somar bastante. Além disso, gosto de dar aula. Gosto muito. Sou pedagoga de formação – explicou a servidora, que definitivamente não gosta de ficar parada.  

– Trabalhei na Defensoria de Belford Roxo por sete anos. Me aposentei em 2015, mas não gostei da vida de aposentada. Em fevereiro deste ano recebi o convite para retornar e agora estou fazendo o que o realmente gosto: trabalhar com as pessoas – destacou Elenita, que também desenvolve trabalho voluntário na Igreja Batista, voltado para a inclusão de jovens com dificuldade de aprendizado. Um deles chegou à faculdade de Marketing e Propaganda e escreveu um livro com dedicatória especial à servidora. “Foi uma grande homenagem”, emocionou-se. 

Já Tiago explicou que decidiu entrar para o time de multiplicadores por sugestão da chefe. É que ele foi cabo da Aeronáutica justamente quando o SEI foi implantado na Força Aérea. Por conta disso, o servidor foi eleito o “professor” dos colegas da Coordenação de Contabilidade e do Diretoria de Orçamento, Finanças e Suprimentos da Defensoria, onde atualmente está lotado. 

– No meu setor, quando começaram os primeiros cursos SEI USAR, eu passava na mesa de todo mundo para mostrar como se entra no sistema e suas funções básicas – relatou o servidor, que diz ter paciência para ensinar. 

– Tenho facilidade de ensinar as pessoas. Todo conhecimento tem que ser transmitido, não podemos guardar nada para a gente. Se a gente tem a oportunidade de passar o conhecimento para frente, temos que fazer isso – ressaltou o jovem, que se reveza entre o trabalho, a faculdade de contabilidade e ainda arruma tempo para o churrasco com os amigos, jogar futebol e treinar de jiu-jitsu, esporte pelo qual já foi campeão faixa branca na Copa Rio, em 2010, e vice brasileiro faixa azul, em 2011. 

Julia, por sua vez, disse que topou a missão de ser multiplicadora por querer ajudar os colegas. Única do quadro permanente dentre os entrevistados, a servidora, que é formada em Direito, está na Defensoria desde 2012, quando foi convocada para atuar na Assessoria de Assuntos Institucionais e Assessoria de Jurídica da Defensoria.  

– Como trabalhei sempre nos mesmos setores, que são responsáveis por dar pareceres sobre diversos assuntos e contratos, passo por muitos departamentos da sede, conversando com os servidores, para tirar dúvidas. Então, tenho boa comunicação com os setores. Várias vezes eu ajudo ou alguém me ajuda. Por isso acabei aceitando ser multiplicadora do SEI – contou a servidora, que tem uma ligação a mais com a instituição: seu noivo também é servidor da Defensoria e trabalha no andar de cima, na Diretoria de Sistemas da Informação. 

– Meu noivo é servidor da Defensoria. Ele passou no concurso de 2014, mas a gente se conheceu no colégio, há 13 anos. Estou noiva há três – revelou Júlia, que não esconde a paixão pelos “filhos” do casal: os gatinhos Charles e James, que eles resgataram. O amor por gatos, aliás, é tanto que se revela inclusive nos assessórios da servidora, como um prendedor de cabelo com as imagens de felinos que usava no dia da entrevista. 

Defensoria num clique
Criado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região e cedido à Defensoria por meio de um acordo de cooperação firmado em julho deste ano com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, o SEI tem como objetivo promover a eficiência ao possibilitar que os processos das áreas administrativas sejam realizados por meio de uma plataforma digital. 

Para apresentar a nova ferramenta, a DPRJ criou a campanha Defensoria num Clique. Capacitações online e presenciais têm sido realizadas desde então para que todos estejam familiarizados ao sistema que substituirá o processo em papel. Na próxima segunda-feira (4), haverá um Workshop na sede da Defensoria sobre o SEI. E a partir da próxima terça (5) até o dia 15 de dezembro será realizado o curso sei USAR para servidores(as) e defensores(as). 



VOLTAR