Mutirão da Defensoria em Jacarepaguá, no último sabádo (20), atendeu 580 pessoas

 

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) promoverá, neste sábado (27), mais uma ação social específica para atender os casos de falta de vagas nas creches e pré-escolas do município. Desta vez, o mutirão será realizado a partir das 9h, no Núcleo de Primeiro Atendimento da DPRJ em Santa Cruz, localizado na Rua Senador Camará n° 202, próximo ao Fórum e à estação de trem. Não é necessário agendamento.
 
A iniciativa decorre do aumento no número de mães e pais que buscaram à Defensoria Pública porque não conseguiram matricular seus filhos nas creches e pré-escolas do Rio. O primeiro mutirão foi no sábado passado (20), no Núcleo de Primeiro Atendimento de Jacarepaguá que, desde o início do ano, passou a registrar cerca de 50 atendimentos sobre o tema por dia.
 
Quase três mil pessoas compareceram à iniciativa em Jacarepaguá. Ao todo, a equipe da Defensoria prestou 580 atendimentos e 146 orientações jurídicas, que resultaram em 399 pedidos feitos à Justiça para garantir as vagas nas creches e pré-escolas da cidade.
 
Levantamento do próprio município aponta que o déficit de vagas nas creches e pré-escolas atinge cerca de 34 mil crianças. Por esse motivo, a ação social específica para esses casos voltará a ser realizada no próximo dia 3 de fevereiro, na Defensoria de Jacarepaguá, e depois no dia 10 de fevereiro, novamente em Santa Cruz.  
 
Na Defensoria, o procedimento adotado é entrar com um pedido à Justiça, em nome dos responsáveis, para o cumprimento da sentença judicial que, desde 2009, determina a matrícula de todas as crianças na fila de espera por uma vaga. Além desta decisão, há também uma liminar obtida pela DPRJ em 2016 que determina não só a matrícula como também a construção de novas creches e pré-escolas para suprir o déficit de vagas.
 
Serviço
 
O que: Ação social especializada para vaga em creche e pré-escola.
 
Quando: Sábado (27/2), a partir das 9h.
 
Onde: Núcleo de Primeiro Atendimento da DPRJ em Santa Cruz – Rua Senador Camará n° 202, próximo ao Fórum e à estação de trem.
 



VOLTAR