Duas unidades sem pediatria devem ter ambulâncias exclusivamente para tranferir crianças a UPAs

 

Até que o atendimento da pediatria do Pronto Socorro Municipal Leônidas Sampaio e do Hospital Municipal Nelson Sá Earp seja restabelecido, a Prefeitura de Petrópolis deve colocar ambulâncias à disposição das crianças que procurem as unidades e precisem de transferência para as UPAs Centro ou Cascatinha. A medida foi acordada no último dia 28, em audiência especial na Vara de Infância, da Juventude e do Idoso, onde tramita ação civil pública que tem por objetivo garantir o funcionamento do serviço pediátrico na rede pública local.  As ambulâncias devem ser alocadas imediatamente.

— Essa foi a solução possível. Se cumprida integralmente, garantirá que nenhuma criança tenha atendimento negado na rede municipal até que outras medidas sejam adotadas. Vamos continuar fiscalizando — explica o defensor público Rômulo Araújo.

Na audiência especial, da qual também participaram o prefeito Bernardo Rossi e o Ministério Público, foram definidos novos prazos para o cumprimento de providências relativas ao atendimento médico-hospitalar dos pacientes da pediatria.  Segundo a planilha de monitoramento, as duas ambulâncias da rede, uma para o Leônidas Sampaio e outra para o Nelson Sá Earp, destinadas apenas ao transporte de crianças para as UPAs, estarão disponíveis até que  a Prefeitura conclua processo de compra de veículos exclusivos para a pediatria. A aquisição deve ser encerrada em 180 dias.

A planilha de monitoramento define ainda que a reforma e adaptação de salas nas duas unidades para atendimento de pacientes pediátricos, cuja entrega estava prevista para dezembro do ano passado,  deverão estar prontas e em funcionamento até 1º de junho. A partir dessa data, a assistência à criança no Leônidas Sampaio e no Nelson Sá Earp passará a ser prioridade do médico plantonista.

A Prefeitura de Petrópolis deve também organizar, implantar e colocar em funcionamento o serviço de Pronto Atendimento de Itaipava, com urgência e emergência pediátrica 24h. O imóvel já foi alugado e a previsão inicial é de que o serviço passe a funcionar em dezembro.



VOLTAR