A segunda edição do curso vai formar 40 alunos em Belford Roxo

 

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) realiza, nesta sexta-feira (2), a cerimônia de formatura dos alunos da segunda edição do Curso de Formação Defensores da Paz que, dessa vez, chegou à Baixada Fluminense levando educação em direitos aos moradores de Belford Roxo. Ao longo do segundo semestre de 2017, eles participaram de vinte aulas relacionadas às temáticas dos Direitos Humanos e agora os 40 participantes que tiveram a frequência necessária à formação passarão a atuar como agentes multiplicadores do conhecimento adquirido no curso cuja terceira edição será iniciada no próximo dia 7 de março, na Universidade Federal Fluminense (UFF) de Volta Redonda.

A solenidade de formatura da segunda edição do curso acontecerá às 18h, na Câmara Municipal de Belford Roxo, e contará com a entrega dos certificados de conclusão no projeto e dos crachás de "Defensores da Paz". Além da parte teórica ministrada por membros da Defensoria Pública, por colaboradores de organizações de Direitos Humanos e por profissionais de áreas relacionadas ao tema, a iniciativa também teve em sua programação atividades como Cine Debate e batalha de rap.

De iniciativa da Coordenadoria de Programas Institucionais da DPRJ e do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), o curso foi realizado em parceria com o Centro de Direitos Humanos de Nova Iguaçu (CDH) e recebeu apoio da prefeitura de Belford Roxo, tendo as aulas sido ministradas na Casa de Cultura de Belford Roxo. 

Entre os conteúdos contemplados nas aulas, que tiveram como temática os Direitos Humanos, estava o significado dessa expressão, o que é educação em direitos e para que serve, como funciona o sistema de justiça, os direitos das crianças e dos adolescentes, da mulher, o direito à saúde e outros.

– Desde a primeira edição do curso, percebemos que as pessoas são ávidas por conhecimento. Geralmente, os alunos são lideranças comunitárias, que têm toda a vontade, o engajamento para resolver diversas questões, mas nem sempre têm ciência de qual caminho seguir. O curso, assim, tem essa perspectiva: abandonar o linguajar jurídico, encontrar um canal de comunicação eficiente para que os temas e suas nuances sejam compreendidos - e esta é a razão pela qual os professores se utilizam de vídeos, música, teatro e outros métodos - e enxergar os alunos não apenas como meros depositários de informações, e sim como pessoas que com o conhecimento adequado podem ajudar muito a solucionar problemas de seus pares e a difundir conhecimento – – destaca a coordenadora geral de Programas Institucionais da Defensoria Pública, Daniella Vitagliano.

– Empatia é a palavra-chave: perceber a realidade daqueles alunos e fazer com que a mensagem chegue até eles de forma prática. A educação é um dos caminhos para uma sociedade mais justa e igualitária – completa.

Serviço:

Evento: Formatura da segunda turma do Curso de Formação de Defensores da Paz.

Data: 02/03 (sexta-feira).

Hora: 18h.

Local: Câmara Municipal de Belford Roxo (Avenida José Mariano Passos 1.214, no bairro da Prata, em Belford Roxo).

Texto: Bruno Cunha



VOLTAR