Defensores da Paz: auditório lotado na aula inaugural

 

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) iniciou em Volta Redonda, no dia 7 de março, o “Curso de Formação Defensores da Paz” para os moradores da região. Em sua terceira edição no estado, a iniciativa promove educação em direitos em 20 aulas sobre as temáticas relacionadas aos Direitos Humanos e, ao final do curso, os participantes passam a atuar no local em que vivem como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos.

De iniciativa da Coordenadoria de Programas Institucionais da DPRJ e do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh) da Defensoria, o projeto terá as aulas ministradas na Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda (UFF), sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h. O último encontro será no dia 18 de julho.

— Caminhando para a terceira turma do Curso de Formação de Defensores da Paz, começamos a colher os frutos que a educação em direitos pode produzir. Temos notícias, através do contato com os alunos das outras edições, que diversas situações do dia-a-dia das pessoas das comunidades que eles integram foram resolvidas ou encaminhadas a partir do conhecimento que obtiveram nas aulas. Por exemplo, ao ser procurado por um vizinho para saber como proceder para matricular seu filho na escola por não ter conseguido vaga para a criança, um ex-aluno indicou os mutirões da Defensoria Pública que foram realizados em janeiro e fevereiro, já que tinha ciência de que a educação é um direito da criança e um dever do Estado. Isto foi passado a ele na aula específica sobre os direitos das crianças e adolescentes, e vemos, assim, a multiplicação da informação, que é o nosso objetivo também — declarou a coordenadora de programas institucionais, Daniela Vitagliano que em seguida acrescentou:

— Parafraseando Paulo Freire, costumo dizer aos alunos, com quem estamos sempre em contato, que a educação não transforma o mundo: a educação muda pessoas e pessoas transformam o mundo. A partir do momento em que o indivíduo sabe quais são os direitos de que ele é titular e a forma como exercê-los, sua vida e a de quem o rodeia pode mudar radicalmente, e só a educação transformadora pode proporcionar essa revolução.

Entre os temas a serem abordados no curso está o significado da expressão Direitos Humanos; o que é educação em direitos e para que serve; como funciona o sistema de justiça; quais os direitos das crianças e dos adolescentes, da mulher, o direito à saúde, abordagens policiais, tortura, tratamentos desumanos e degradantes, entre outros. As aulas procuram fugir do linguajar exclusivamente jurídico, utilizando recursos lúdicos para transmitir a mensagem desejada com eficiência aos alunos, que muitas vezes sequer possuem o ensino básico, mas têm sede de aprender. Vídeos, filmes, rodas de conversa, teatro e música são recursos utilizados durante as aulas. Com o término do curso haverá formatura e a entrega dos certificados e dos crachás de “Defensores da Paz” aos alunos que obtiverem ao menos 70% de frequência.

 



VOLTAR