Fesudeperj inaugura novas instalações

 

O defensor-geral do Estado, André Castro, e a diretora presidenta da Fundação Escola da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (Fesudeperj), Carolina Anastácio, inauguraram as novas instalações da escola, nesta sexta-feira (16), em solenidade realizada com a presença de defensoras, defensores e funcionários. Após cinco meses de obra para a revitalização, a unidade agora conta com espaços modernos, confortáveis e que atendem às normas de acessibilidade e à uma nova realidade tecnológica de ensino.

– A fundação vive hoje não apenas um momento de inauguração do espaço físico, mas o coroamento de um processo de reconstrução em andamento ao longo dos últimos três anos. E esse processo irmanou toda a Defensoria Pública, seja a partir de defensores, professores e servidores, que foram fantásticos nessa reconstrução para que hoje nós pudéssemos ter a escola não apenas tão bonita, mas como referência no ensino jurídico – destacou André Castro.

No evento o defensor-geral também falou sobre a morte da vereadora Marielle Franco e do motorista dela na quarta-feira (14), lembrando que esse também foi um atentado “contra as instituições do estado democrático de direito.”

– A nossa exigência nesse momento é, acima de tudo, a garantia do direito e da vida de todos os militantes de direitos humanos do estado, em especial àqueles mais vulneráveis, que moram dentro das comunidades, que moram dentro das favelas e com muita coragem enfrentam o crime, enfrentam as milícias e que nesse momento encontram-se completamente desamparados e muito justificavelmente amedrontados. Protegê-los é uma tarefa fundamental para todas as instituições jurídicas – disse Castro.

A luta da vereadora e socióloga Marielle Franco também foi lembrada no discurso da diretora presidenta da Fesudeperj, Carolina Anatácio, que colocou um adesivo no peito em homenagem à parlamentar assim como outras defensoras e funcionários. Em seu discurso, ela ainda destacou o momento pelo qual passa a escola.

– A reforma era uma necessidade da Fesudeperj porque a escola estava há mais de 20 anos sem receber uma grande obra e pedia revitalização. Os alunos clamavam por modernização, seja nas salas de aula, nos espaços de convivência, nos banheiros e na cantina. Era preciso organizar a fundação, trazer novas tecnologias para a sala de aula e dar acessibilidade às pessoas com deficiência. Além disso, o objetivo da reforma era também colocar a escola mais aprazível, com mais conforto, e trazer a adequação das normas de acessibilidade com as novas tecnologias – disse Carolina, completando:

– O verbo “defensorar" se afirma cada dia mais na Fesudeperj. Defensorar é  trabalhar com muita empatia" – observou.

A obra

Iniciada em setembro, a reforma na Fesudeperj começou com a limpeza das calhas e com reparos no telhado e nos meses seguintes resultou na revitalização total dos ambientes da escola, que agora ficaram com ar mais clean em decorrência dos novos pisos e rodapés, da pintura e das luminárias de LED.

Atendendo a uma demanda dos alunos, foram instalados pontos de energia no chão de cada sala para a recarga de celulares e computadores e, ao todo, são 20 tomadas em cada uma. Além disso, há nas salas estrutura para a gravação das aulas e para transmissão ao vivo, o que vai possibilitar a participação de professores via Skype.

A reforma conta ainda com a remodelação da cantina e com a padronização de todas as salas, que serão equipadas com mesa de som dispondo de 12 canais e caixas, retroprojetor, telão, computador e, ainda, acesso à internet via wifi.

Texto: Bruno Cunha



VOLTAR