O defensor público-geral, André Castro; o primeiro subdefensor, Denis Praça; e o coordenador do Nuspen,
Marlon Barcelos, descerraram a placa de inauguração da nova sede do núcleo 

 

Foi inaugurada na tarde de ontem (22), a nova sede do Núcleo do Sistema Penitenciário (Nuspen) da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, que passa a funcionar na Avenida Rio Branco 147, 19º e 20º andar, no centro da cidade. 

— O atendimento do Nuspen era realizado num único andar e passamos para dois andares. A ampliação é muito grande — disse o defensor público-geral, André Castro, em seu pronunciamento na cerimônia de inauguração da nova sede. — Se podemos entregar essa obra, com espaço mais confortável para atender aos assistidos, especialmente aos familiares dos presos que vêm aqui, isso só é possível porque temos defensores e servidores muito apaixonados pelo que fazem. Essa obra, assim como todas as outras que temos inaugurado, foi planejada pela nossa própria equipe de servidores — discursou André Castro que, em seguida, anunciou a implantação do Sistema Verde nos órgãos da área criminal.

A instituição espera tornar mais eficiente e produtivo o serviço de assistência jurídica prestado aos presos e aos seus familiares. Para o primeiro subdefensor público-geral do Estado, Denis Praça, o ganho na eficiência ajuda a amenizar a experiência negativa das pessoas encarceradas. 

— Na questão carcerária muitas vezes temos visões distintas. Mas me parece claro que todos nós temos uma missão importante, que é impedir que a prisão seja uma maneira cara de tornar as pessoas piores. E nós precisamos fazer isso com eficiência no serviço que nós prestamos — declarou.

Segundo o coordenador do Nuspen, Marlon Barcelos, a nova sede melhora o atendimento realizado pelo núcleo:  

— Nesta nova sede vamos receber as famílias dos presos com mais conforto. A partir de uma medida que tomamos, não teremos mais horário de pico. Esse novo horizonte vai permitir, sim, uma melhor qualidade na assistência e também maior alcance da concretização na nova lei do usuário do serviço público — garantiu o coordenador do Nuspen. 

Pronunciaram-se também o ex-coordenador do Nuspen, Leonardo Guida, o subsecretário de estado de administração penitenciária, Sérgio Caldas; o titular da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Sistema Prisional e Direitos Humanos do MPRJ, Murilo Bustamante; e o juiz da Vara de Execuções Penais (VEP), Rafael Estrela.

Após os pronunciamentos, a placa de inauguração foi descerrada e todos foram convidados a conhecer as instalações.  A nova sede ocupa uma área total de 797 m2, dispõe de 37 gabinetes para atendimento individualizado, banheiros com acessibilidade e fraldários, e uma brinquedoteca para as crianças que acompanham os pais no atendimento.

Servidores e estagiários estiveram presentes à cerimônia de inauguração da nova sede, que contou com a presença da chefe de gabinete da DPRJ, Paloma Lamego; do coordenador de defesa criminal, Emanuel Queiroz; da presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Adperj), Juliana Lintz; e do presidente da Associação dos Servidores da Defensoria Pública (Asdperj), Ricardo Náufel.

 

 

Texto: Elisete Vianna

Foto: Jaqueline Banai 



VOLTAR