Defensores(as), servidores(as) e comissão julgadora participantes do II Prêmio Eliete 

 

Pelo segundo ano consecutivo a Defensoria Pública do Rio de Janeiro promove o concurso Eliete Costa Silva Jardim, que premia práticas inovadoras e eficientes realizadas por defensoras e defensores, servidoras e servidores, em prol dos usuários da instituição.

Nesta edição 2018, o Concurso Eliete premia os trabalhos em duas categorias: Atuações Estratégica e Práticas Exitosas.  Os casos finalistas já foram escolhidos, após a apresentação pública dos inscritos, que aconteceu no auditório do 2º andar da sede administrativa da DPRJ, no dia 27 de abril. No total, dezessete trabalhos concorreram ao prêmio, envolvendo 19 defensores(as) e cinco servidores(as).

— A apresentação dos trabalhos foi um momento muito gratificante para a instituição. É revigorante e ao mesmo tempo estimulante conhecer os trabalhos de atuações e práticas que foram desenvolvidos pelos defensores e defensoras, servidores e servidoras — declarou Adriana Britto, diretora de capacitação do Centro de Estudos Jurídicos da DPRJ. O concurso é coordenado pelo Cejur e conta com o apoio da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro – Fesudeperj.

A ordem de colocação dos seis trabalhos premiados na segunda edição do prêmio Eliete Silva Costa Silva Jardim ainda é um segredo. Os três primeiros colocados, em cada categoria, serão apresentados com a classificação final apenas no dia 18 de maio, durante o IV Encontro Atuação Estratégica, que vai acontecer no Windsor Flórida Hotel, em comemoração ao Dia do Defensor Público.  

Fizeram parte da comissão julgadora do II Concurso de Práticas Exitosas e Atuações Estratégicas Eliete Costa Silva Jardim as defensoras públicas Karen Simões Rosa e Silva, Marcia Cristina Carvalho Fernandes, Rosane Reis Lavigne, o defensor público Rodrigo Azambuja; o ouvidor geral, Pedro Daniel Strozemberg; a assistente social da DPRJ, Thalita Thomé; e Leandro Maia Gonçalves, formado no curso Defensores da Paz.   

Além de estimular práticas inovadoras e eficientes realizadas por membros e servidores em prol dos usuários da instituição, o concurso também visa possibilitar que os projetos vencedores sejam conhecidos e replicados em todo o Estado. Criado pela Resolução DPGE nº 841, de 2 de agosto de 2016, o concurso homenageia a saudosa defensora pública Eliete Costa Silva Jardim, que teve destacada contribuição para o crescimento institucional. 

A primeira edição do Prêmio Eliete resultou na criação do livro “I Concurso de Práticas Exitosas Eliete Costa Silva Jardim”, que apresenta as práticas de defensores(as) e servidores(as) da DPRJ que concorreram ao prêmio em 2017. A publicação é eletrônica e já está disponível na área de publicações no portal institucional da Defensoria Pública.

Confira abaixo os trabalhos premiados no II Concurso de Práticas Exitosas e Atuações Estratégicas:

-  "Defensoria vai à Escola", de autoria da defensora pública Marilia Gonçalves Pimenta e do servidor Rodrigo Fintelman de Mattos;

- “Atuação estratégica garante identificação e indenização para 102 pescadores prejudicados por barragem industrial”, de autoria da defensora pública Lívia Casseres e do defensor Pedro Gonzalez;

- “Apoio institucional aos catadores de material reciclável à luz da política nacional de resíduos sólidos”, de autoria defensora pública Luciene Torres Pereira e do defensor João Helvécio de Carvalho.

- “Curso de formação das mães do sistema socioeducativo com cartilhas sobre as medidas socioeducativas”, de autoria defensora pública Maria Carmem de Sá; 

- “Mutirões de primeiro atendimento - vaga em creche e pré-escola”, de autoria das defensoras públicas Fátima Maria Saraiva Figueiredo e de Cristina Radich Santa Anna de Souza.

- “Curso de formação de defensoras populares – educação em direitos para jovens e mulheres”: uma construção coletiva, dialógica e polifônica, de autoria da servidora Jaqueline Aparecida Telles de Souza.

 

Acesse as fotos do evento de apresentação dos trabalhos aqui.



VOLTAR