Inauguração reúne representantes da DPRJ, do Cejur, da Fesudeperj e da ADPERJ

 

Estantes com diversos títulos da literatura brasileira e internacional estão disponíveis pelas salas de espera da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, no edifício da sede operacional do Menezes Cortes. A Biblioteca Compartilhada, inaugurada nesta terça-feira (11), já conta com mais de 350 livros infantis e adultos, que foram doados pelos integrantes da instituição. 

A iniciativa é pioneira na DPRJ e conta com o apoio do Centro de Estudos Jurídicos da Defensoria (Cejur), da Fundação Escola da Defensoria Pública do Estado (Fesudeperj) e da Associação de Defensores do Estado do Rio de Janeiro (Adperj).

A ideia do projeto é oferecer conhecimento e diversão àqueles que frequentam o espaço. Os livros expostos nas prateleiras podem ser folheados gratuitamente e até mesmo levados para casa, mas é preciso que o leitor ou leitora se comprometa em manter o projeto em movimento doando um livro ou devolvendo o exemplar emprestado depois que terminar a leitura. 

- Esperamos que a biblioteca desperte o interesse pela leitura e cumpra sua missão que é alcançar o maior número de pessoas que frequentam a Defensoria - disse o defensor público-geral, André de Castro, na inauguração. 

A Biblioteca Compartilhada está repleta de romances, aventuras policiais, ficções científicas e contos infantis. Mas os interessados por livros de Direito podem encontrar exemplares sobre o assunto, para consulta, na Sala de Leitura Lucília Bella Duarte, assim como os que gostam de silêncio podem utilizar a sala como refúgio para suas leituras. 

 - Nossa intenção é expandir o projeto as outras sedes da Defensoria no estado. Os interessados podem nos procurar, que daremos suporte para iniciarem o projeto nas suas unidades - explicou Adriana Brito, defensora e diretora de Capacitação do Cejur. 

De acordo com a coordenadora do Menezes Cortes, Vera Balla, em média, cerca de 700 assistidos e 400 servidores circulam pelo local diariamente. Para ela, o projeto é importante, principalmente, por disseminar a cultura do compartilhamento de conhecimento.

- A essência deste projeto é que livros devem ser lidos e seus conhecimentos, compartilhados. É muito gratificante ter essa iniciativa aqui e tenho certeza de que será um sucesso - ressaltou a coordenadora.

Interessados e interessadas em doar livros para o projeto podem entregá-los na biblioteca da Defensoria Pública do Estado do Rio (Rua Marechal Câmara, 314, Centro),  a sala de leitura da sede operacional do  Edifício Menezes Côrte  (Rua São José 35, 13º andar)  ou na Adper (Rua do Carmo, 7, Centro).

Acesse as fotos da inauguração aqui



VOLTAR