Na noite de quarta-feira (27), a Defensoria Pública foi agraciada com a realização de sessão solene em homenagem ao Dia do Defensor Público e da instituição, celebrados em 19 de maio. Participaram da cerimônia o 2º subdefensor público-geral, Rodrigo Pacheco; o coordenador geral do Interior, Marcelo Leão; o coordenador da Região 6 (Petrópolis), Cleber Alves, e a presidente da Associação dos Defensores Públicos do Rio de Janeiro (Adperj), Maria Carmen de Sá. “Hoje mais uma vez o Legislativo presta um reconhecimento público a esta categoria que atua na defesa dos interesses dos petropolitanos promovendo a cidadania”, disse Pacheco.

De acordo com a coordenadoria regional da Defensoria Pública, em Petrópolis mais de cinco mil pessoas são atendidas mensalmente nos núcleos da cidade. Somente a unidade do Centro concentra mais de 1.500 atendimentos por mês, pelo menos 700 deles na área cível, casos como a falta de vagas para internação e exames, por exemplo. O coordenador Cleber Alves frisou que os núcleos da Defensoria Pública estão de portas abertas não só para atender a população, mas também para trabalhar junto com o Legislativo pelos interesses da população.

A presidente da Associação dos Defensores Públicos do Rio de Janeiro, Maria Carmem de Sá, lembrou que a atuação dos defensores públicos de Petrópolis na defesa dos interesses da população se destaca no Estado. “Os defensores públicos de Petrópolis são um modelo para todo Estado do Rio, uma referência”, disse, lembrando que a aproximação do parlamento com a Defensoria, é positiva para a cidade.

Já o idealizador da solenidade, vereador Ronaldo Ramos, lembrou a atuação da Defensoria na tragédia de 2011: “A ação rápida da Defensoria Pública foi fundamental para preservar o direito a moradia das pessoas atingidas pela tragédia de 2011. Foi o que impediu que imóveis fossem demolidos antes que as pessoas tivessem seus direitos garantidos. O sentimento que a cidade e esta Casa têm pela Defensoria Pública é de gratidão”, disse.

A defensora pública Marília Pimenta também participou da sessão. Já as defensoras públicas Andréa Carius de Sá, Gioconda Barbosa, Roberta Branco, Cristiana Mendes, Renata Duarte e o defensor público José Henrique Vieira dos Santos, também receberam moções honrosas pelos serviços prestados à comunidade.



VOLTAR