O acordo foi assinado na segunda-feira (15). Foto Jornal O Globo

 

O Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria Pública do Rio e a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) assinaram, nesta segunda-feira (15), termo de compromisso para compensação imediata às centenas de vítimas do rompimento de uma adutora, na região de Prados Verdes, km 32, em Nova Iguaçu.  Segundo a Defesa Civil do município, 268 famílias, num total de 718 pessoas, foram atingidas pelo acidente, na madrugada de sábado (13).

Todas as famílias irão receber ajuda de custo emergencial de R$ 2 mil reais para compra de roupas e artigos de primeira necessidade. Cada uma delas receberá móveis, eletrodomésticos e utensílios novos tão logo possa voltar para casa.  A Cedae está obrigada ainda a arcar com os custos de hospedagem de todos os atingidos pelo acidente.

— Fechamos o termo de compromisso no primeiro dia útil após o acidente de modo a minimizar a situação precária desses adultos e crianças. A solução extrajudicial é sempre mais rápida e atende de  pronto as necessidades da população atingida — resumiu a coordenadora do Nudecon, Patricia Cardoso.

Pelo termo de compromisso, os imóveis que não puderem ser reocupados serão substituídos por outros, às expensas da companhia. As demais residências serão limpas e reformadas, se necessário. A Cedae irá assegurar ainda transporte escolar para todos os estudantes obrigados a deixar suas casas e fornecer material para que concluam o ano letivo.

Uma equipe se manterá em contato com as famílias para levantar possíveis demandas de indenização. As vítimas que precisarem de atendimento médico e psicológico não oferecido pela rede pública poderão ser assistidas em rede privada, com despesas pagas pela Cedae.

Essa não é a primeira vez que os moradores de Prados Verdes sofrem com o rompimento da adutora. Em março de 2016, o estouro da tubulação atingiu 50 famílias. Na época, a Defensoria Pública também firmou termo de compromisso com a Cedae para a garantia de moradia temporária, medicamentos, alimentos, transporte, roupas e outros itens de primeira necessidade.



VOLTAR