Após quase três meses à frente da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Fesudeperj), o presidente, defensor público Pedro Paulo Carriello; o diretor administrativo, defensor público Paulo Vinícius Cozzolino, e a diretora financeira, defensora pública Márcia Fernandes, fizeram um panorama da Fundação Escola.  

Trabalhar no resgate da atuação institucional e a linha pedagógica foram o ponto de partida da equipe. De acordo com Carriello, o cenário não era favorável já que a despesa, em torno de R$ 160 mil, estava bem superior a receita, em torno de R$ 50 mil. Para solucionar a questão, o jeito foi cortar gastos. Foram renegociados, por exemplo, contratos de prestadores de serviços pela metade do preço pago anteriormente. Mas outra medida foi considerada emblemática pelo presidente: “Rompemos o contrato com a Fundação Escola do Rio Grande do Sul (FESDEP) que recebia 50% de todo o nosso lucro das aulas online e colocamos no ar uma plataforma online própria no dia 10 de fevereiro. Nesta plataforma temos mais de 300 matrículas nos cursos lançados. Temos que voltar a posição de vanguarda”, disse.

De acordo com Márcia Fernandes, a realização do concurso é outra conquista a ser celebrada. “A economia que conseguimos com a compreensão e o apoio da banca, principalmente, não será pouca. Isso certamente irá alavancar e possibilitará a execução dos projetos de melhoria da Fundação”, ressaltou. Paulo Vinicius destacou ainda a reabertura da cantina, mas garante que há planos mais ambiciosos para o espaço.

Em tão pouco tempo o trabalho já rende frutos e o cenário é mais otimista do que se esperava. Das três turmas de intensivo abertas, duas estão lotadas e não há mais vagas. Os cursos regulares também estão cheios e mais de 100 alunos estudam tanto no turno da manhã quanto na turma de sábado. “Isso é muita coisa. Há muito tempo não se via um movimento parecido aqui. Agora, sabemos que isso é sazonal. As turmas intensivas vão acabar e vamos ter que nos reinventar”, ponderou Paulo Vinicius.

O presidente Pedro Paulo acredita que está no caminho certo para fazer da Fesudeperj uma referência acadêmica quando o assunto é Defensoria Pública. “A ideia é fortalecermos realmente o estudo e a pesquisa jurídica, trazendo cursos de qualidade, inclusive para os Defensores. Com os melhores professores, melhores teses e uma infraestrutura condizente”, finalizou. 



VOLTAR