Wilson Witzel mostra a lista tríplice ao lado de André Castro e Rodrigo Pacheco

 

Em encontro no Palácio Guanabara, na tarde dessa quinta-feira (20), o defensor público-geral André Castro entregou ao governador eleito Wilson Witzel a relação com os três nomes escolhidos pelos membros da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) para comandar a instituição no período de 2019 a 2018. A reunião contou com a presença do atual segundo defensor público-geral, Rodrigo Pacheco, que ocupa a primeira posição na lista.

A posse de Pacheco está prevista para o dia 7 de janeiro. Ele foi o mais votado pelas defensoras e defensores de todo Estado, em eleição realizada no dia 9 de novembro. Na ocasião, ele recebeu 552 votos de um total de 886. Pacheco substituirá Castro, que cumpriu dois mandatos consecutivos à frente da DPRJ, como prevê a legislação. O segundo subdefensor-público concorreu com a defensora Laura Júlia Fontenelle e o defensor Eduardo Quintanilha, segundo e terceiro colocados na eleição, respectivamente.

Por lei, a escolha do ocupante do cargo de defensor público-geral deve ser feita pelo chefe do Poder Executivo, que sinalizou a favor da tradição de nomear o mais votado pela categoria. A nomeação de Pacheco deverá ser um dos primeiros atos do governador eleito, já no dia 1º de janeiro, logo após tomar posse como governador do estado.

 



VOLTAR