Serão atendidas 150 famílias. Quem ainda não conseguiu matricular os filhos pode agendar atendimento

 

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro promoverá neste sábado (16/2) uma ação específica para as famílias que não conseguiram matricular seus filhos nas creches do município. O mutirão, que faz parte do projeto Defensoria em Ação, é o primeiro de cinco que estão programados para ocorrer nos próximos sábados para atender mães e pais que buscaram à instituição em razão da falta de vagas na rede de educação infantil.

A ação será realizada em Campo Grande, bairro da Zona Oeste, a partir das 8h. Ao todo, serão atendidas 150 famílias agendadas. Convidada pela DPRJ, a Secretaria Municipal de Educação confirmou a participação na iniciativa.

– Com a participação da Secretaria Municipal de Educação, a expectativa é que as pessoas já saiam do mutirão com seus problemas resolvidos – destacou a defensora Carolina Anastácio, chefe de gabinete da DPRJ.

Quase mil famílias procuraram a DPRJ

Somente no primeiro mês deste ano, 993 responsáveis buscaram à DPRJ para relatar a dificuldade em conseguir uma vaga nas creches do município. Desse total, 618 moram na Zona Oeste. Segundo explicou Carolina, todos que buscaram a Defensoria tiveram o atendimento agendado para uma unidade da DPRJ próxima ao local onde moram ou para os mutirões. A marcação, de acordo com ela, visa a evitar filas.

De acordo com a defensora, diante da procura, foram organizadas mais quatro ações para tratar da falta de vagas em creches. Essas ações serão realizadas nos sábados 23 de fevereiro e 9, 16 e 23 de março, respectivamente, nas sedes da Defensoria Pública de Jacarepaguá, de Campo Grande, do Terminal Menezes Cortes no Centro e, novamente, de Jacarepaguá. Outros mutirões poderão ser organizados se a procura pela instituição aumentar.

As famílias que ainda não conseguiram matricular os filhos nas creches do município e desejam a orientação da DPRJ, devem ligar para a Central de Relacionamento com o Cidadão da Defensoria Pública para agendar o atendimento. O contato pode ser feito clicando aqui ou através do telefone 129, de segunda a sexta, das 9h às 18h.



VOLTAR