Os estreitos corredores do Riachuelo, antigo submarino da Marinha do Brasil, foi o local escolhido para receber a primeira excursão cultural do ano do Acelerando a Escolaridade, projeto da Defensoria Pública do Rio que tem o objetivo de garantir às pessoas em situação de rua, o acesso à Educação, através da alfabetização e melhoria do nível de escolaridade, além de fornecer-lhes noções de cidadania, propiciando a elas, ainda, uma vivência da Cultura, tudo a fim de ampliar seus horizontes de vida.


Construído na Inglaterra em 1973, o Museu Submarino é uma das principais atrações do Espaço Cultural da Marinha, localizado na Praça XV, no Centro do Rio de Janeiro. Além de visitar todas as câmaras do gigante de ferro, os alunos do projeto também tiveram a oportunidade de embarcar na história do Brasil.
Abrigada em um equipamento da Prefeitura, Marcia Cristina, de 38 anos, encontrou, há 8 meses, no Acelerando a oportunidade de mudar de vida através dos estudos.

 

- Eu nunca tinha imaginado que entraria em um submarino na minha vida, então está sendo uma oportunidade incrível conhecer um de perto e poder aprender tantas coisas legais ao mesmo tempo - contou Marcia.


Gleiçon Matheus, de 18 anos, também divide com Marcia o sonho de transformar a sua vida. O jovem contou que as aulas foram fundamentais para que ele voltasse a acreditar que poderia entrar para uma faculdade e conseguir um emprego.


- Só estudando vou conseguir um lugar na sociedade e vou conseguir a dignidade de viver sem discriminação - disse Gleiçon.

 

Primeiro de Muitos

Para a defensora pública aposentada, Elaine Farias, que está à frente dos passeios culturais do Acelerando a Escolaridade, a escolha do Submarino Museu foi mais do que acertada.


- Os passeios culturais são uma ótima forma de estimular os alunos a aprenderem também fora da sala de aula e mostrar para eles, que nunca tiveram a oportunidade de ir à museus e centros culturais, que esses lugares podem ser acessíveis. Aqui, os alunos puderam imergir no cenário e ter uma experiência completa - contou Elaine.

Junto com Elaine, o professor de filosofia do projeto, Luiz Otavio Mantovaneli, garante que os passeios sejam memoráveis para os seus alunos. Em dois anos do Acelerando a Escolaridade foram realizados passeios no Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista; na Academia Brasileira de Letras; no Museu do Amanhã; no Planetário da Gávea; no Centro Cultural Banco do Brasil e ao teatro, para assistir à peça “Diário de Bitita”.

 

Conheça o projeto

Lançado em parceria com a Fesudeperj, com o Centro de Estudos Jurídicos da DPRJ (Cejur), com o Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da DPRJ (Nudedh) e com o Centro Pop Barbara Calazans, do Município do Rio de Janeiro, o Acelerando a Escolaridade é destinado às pessoas em situação de vulnerabilidade social e oferece aulas de português, matemática, história e geografia, além de diversas palestras sobre direitos das pessoas em situação de rua, saúde pública e estruturas do Estado. Lançado em abril de 2017, o projeto já formou mais de 60 pessoas.


A cada edição do projeto, são disponibilizadas 50 vagas. Os interessados em participar devem comparecer à sede da Defensoria (Avenida Marechal Câmara, 314, Centro) e deixar o nome na recepção do prédio.

 

Texto e fotos: Jéssica Leal



VOLTAR