A Defensoria Pública do Rio de Janeiro inicia, neste sábado (30), em Paraty, a programação de 2019 do projeto Defensoria nas Ilhas.  Com o apoio da secretaria municipal de Assistência Social, e a participação do Detran e do cartório local, a ação levará aos moradores serviços de orientação jurídica, possibilidade de ajuizamento de ações nas áreas cível e de família e emissão de documentos básicos.  

O atendimento será instalado no Trevo de Paraty, localizado na Av. Roberto Silveira, das 9h às 15h.  O local foi escolhido para facilitar o atendimento aos moradores das comunidades próximas, da comunidade quilombola de Paraty e das 70 famílias moradoras da Ilha de Ponta Negra, para as quais haverá bote disponível ao deslocamento. 

Para o evento, a Defensoria Pública destacou dois defensores públicos, quatro servidores e  estagiários.

— Nossa expectativa  é conseguir atender muita gente que normalmente não chega às portas da Defensoria Pública em razão da dificuldade de acesso. O projeto se iniciou em setembro de 2017 e, em todas as suas edições, foi um sucesso. Constatou-se uma necessidade real de aproximar a Instituição de seu público. É com muito entusiasmo que vamos dar continuidade a esse projeto sensacional — afirma a coordenadora-geral de Programas Institucionais, Carolina de Souza Crespo Anastácio.

Além da assistência jurídica oferecida pelos defensores públicos para divórcios, pedidos de pensão alimentícia, interdição e indenizações cíveis, os moradores de Paraty poderão solicitar segunda via de certidão de nascimento, inclusive de outros estados, e de certidão de óbito.  Os interessados nos serviços devem levar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e todos os documentos que possam ser úteis para o atendimento pretendido. 

Defensoria nas Ilhas 2019  

A ação em Paraty marca o início do Defensoria nas Ilhas, no ano de 2019.  O projeto oferece atendimento a moradores das ilhas do estado do Rio de Janeiro. Iniciado em setembro de 2017, já realizou oito visitas a comunidades insulares de Angra dos Reis, oferecendo cerca de 2 mil atendimentos. O Defensoria nas Ilhas tambem esteve em Paquetá. 

Neste ano a programação do Defensoria nas Ilhas prevê ações na Praia do Abraão (nos dias 27 de abril e 25 de maio), na Praia do Provetá (em 25 de maio), na Ilha de Paquetá (em 29 de junho) e para moradores das ilhas costeiras de Paraty (em 24 de agosto) e das ilhas de Mangaratiba (em 19 de outubro).  

Serviço
Defensoria Pública nas Ilhas 2019/ Defensoria em Ação
Dia: 30/03
Horário: das 9h às 15h
Onde: Trevo de Paraty, Avenida Roberto Silveira



VOLTAR