O curso de formação Defensores da Paz, promovido pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ), iniciará a sua oitava edição nesta quinta-feira (2). Dessa vez, o curso será realizado em parceria com a Firjan e irá capacitar os agentes do programa SESI Cidadania que atuam em diversas comunidades do Rio de Janeiro. A edição contou com aproximadamente 40 inscritos oriundos de comunidades como a Rocinha, na zona sul do Rio, e a Mangueirinha, no município de Duque de Caxias. A defensora Carolina Anastácio, chefe de gabinete da DPRJ, acredita que a iniciativa é importante para disseminação da educação em direitos nas comunidades. 

– Por exercer um papel de liderança nas comunidades em que atuam, é fundamental que esses agentes conheçam os direitos da população e possam atuar como multiplicadores desse conhecimento - afirma a defensora.  

Ao todo, serão 10 encontros que acontecerão quinzenalmente entre maio e setembro de 2019 na sede da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, localizada na Avenida Marechal Câmara, n. 314. As aulas abordarão temas como o direito à moradia, os direitos do consumidor e os direitos das mulheres.

A aula inaugural será no dia 02 de maio, às 13h, no auditório Silvio Roberto Mello Moraes, localizado na sede da Defensoria Pública. Na mesa de abertura estarão presentes o defensor público-geral do Estado do Rio, Rodrigo Pacheco; Ana Carla Alcântara que representará o presidente da Firjan, Eugênio Gouvea Vieira; a chefe de gabinete da DPRJ, Carolina Anastácio; a diretora de capacitação do CEJUR, Adriana Brito; e o ouvidor-geral da DPRJ, Pedro Strozemberg.

O “Defensores da Paz” atua desde 2016 e já formou turmas em diversas localidades do estado como Volta Redonda, Macaé e Duque de Caxias.
 



VOLTAR