Iniciativa dos defensores atuantes na Comarca oferece orientação jurídica
gratuita e visa à promoção dos Direitos Humanos
por meio de oficinas temáticas e palestras

 

A homofobia e a intolerância religiosa estiveram em debate juntamente com outros temas, na sexta-feira (10), durante a segunda edição do projeto “Defensoria nos Territórios”. Realizada em Duque de Caxias por defensoras e defensores atuantes na Comarca, a iniciativa oferece orientação jurídica gratuita aos moradores da região e visa à promoção dos Direitos Humanos por meio de oficinas e rodas de conversa realizadas também com alunos e professores.

Depois de passar pelo CIEP Hilda do Carmo Siqueira na sexta (3), o projeto chegou à Escola Estadual José Américo Pessanha (Rua Feliciano Sodré s/n°, no bairro Santa Lúcia) levando atendimento e educação em direitos também em relação às questões da área da Saúde, Família e outras. Além dos defensores, participaram da iniciativa os servidores e os estagiários da DPRJ.

– Só na semana passada eu atendi dois casos de homofobia e a nossa preocupação em Caxias é que situações como essa têm aumentado na região, muitas vezes resultando em homicídios. Estão crescendo também os casos de intolerância religiosa principalmente em relação às religiões de matriz africana, e por isso é importante falar sobre os temas com a população – destaca a defensora pública Renata Tavares, atuante em Caxias. 

Em relação à intolerância religiosa, ela diz que muitas vezes as vítimas encontram dificuldade até para registrar a ocorrência na delegacia.

– O Estado é laico e as pessoas precisam ter consciência disso para respeitar o próximo. A ideia do projeto é que todos conheçam a Defensoria Pública e saibam como agir em situações como essa – observa Renata.

Além da sexta (10), o Defensoria nos Territórios acontece também na penúltima sexta do mês (24) e a ideia é que futuramente o projeto seja mensal. A iniciativa conta com o apoio da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (ADPERJ).

Texto: Bruno Cunha



VOLTAR