Defensora Christiane Serra na palestra "Diferentes olhares sobre o conflito"

 

A ampliação das estratégias para a resolução de conflitos de forma consensual foi defendida pela defensora pública Christiane Serra, coordenadora de Mediação e Práticas Extrajudiciais da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, durante o V Encontro Estratégico promovido pela instituição nesta sexta-feira (17), no Hotel Windsor Floria, no Flamengo. A defensora falou sobre o tema "Diferentes olhares sobre o conflito". 

Elaborada de forma colaborativa pelas defensoras integrantes da coordenação, a palestra ressaltou a importância de se elaborar e implementar formas de resolução de conflitos que não se restrinjam ao processo judicial. Segundo a defensora, a ampliação das estratégias de resolução dos conflitos possibilita a consolidação de formas mais humanizadas no atendimento prestado pela DPRJ e, principalmente, estimula o desenvolvimento do senso de autonomia por parte dos usuários da instituição. 

A defensora destacou também que a escuta empática da DPRJ junto às populações mais vulneráveis cumpre um papel fundamental no desenvolvimento de novos olhares e soluções para os conflitos sociais. 

– Nossa capacidade de levar ao sistema de justiça às diferentes perspectivas de nossos assistidos está diretamente relacionada à nossa proximidade com a população vulnerável. É essa proximidade que nos dá a oportunidade de termos contato com as histórias humanas e nos conectarmos com essas pessoas pela empatia – destacou.   

A defensora encerrou sua fala reafirmando o papel da Defensoria Pública na defesa dos direitos e na garantia do acesso à Justiça através de uma atuação sensível à complexidade das relações presentes na vida social.

O V Encontro Estratégico é um evento anual, realizado em comemoração ao Dia do Defensor Público.



VOLTAR